Solenidade da Santíssima Trindade
Pe. Francisco José Lemes – Celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade, o mistério de um só Deus em Três Pessoas; pessoas estas que invocamos nos inícios de nossas orações particulares e comunitárias. Uma comunidade de Amor, que nos convida a viver em comunhão, respeitando as diferenças, mas unidos no amor que une a Trindade. Iluminados pela Vida Trinitária tudo seria mais harmonioso em todos os aspectos da vida humana.
Os Santuários de Schoenstatt, na sua simbologia, nos levam ao mistério trinitário e o fazemos com nossa Mãe e Rainha, Templo Vivo da Santíssima Trindade. Nossos Santuários de Schoenstatt refletem isso quando neles adentramos. Acima do Trono de nossa Mãe e Rainha vemos uma peça sacra em forma triangular que nos remete ao símbolo da Trindade; essa peça nos conduz ao Pai, que nos olha misericordiosamente! Um olhar acolhedor na casa daquela que ele escolheu como sua morada e quer que, por meio dela, sejamos também nós morada da Trindade.
Na pequena abóboda do Santuário está a representação sacra do Divino Espírito Santo com sete pedras vermelhas simbolizando seus sete dons. Maria envolta pela “sombra do Espírito” gera a Vida que é Cristo. Dócil ao Espírito diz o seu “sim” e o céu vem morar entre nós. Nossos Santuários de Schoenstatt são coberto pela “sombra do Espírito”, ao adentrá-los somos como Maria, geradores da Vida que é Cristo.
O Divino Filho se faz presente em seus três momentos: no colo da Mãe – no mistério da Encarnação; na Cruz da Unidade – no mistério da Redenção pela morte de Cruz; no sacrário – Vivo e Ressuscitado é Pão Vivo que nos alimenta e fortalece na nossa caminhada como discípulos missionários.
Então… podemos dizer que nossos Santuários de Schoenstatt são escolas trinitárias, nos quais Aquela, a “cheia de graça”, é nossa educadora e nos faz templos da Santíssima Trindade. Celebremos esta Solenidade com alegria. Dos diversos Santuários Filiais e Santuários Lares, nos deixemos formar por Maria. Quem melhor que ela nos modelará e nos fará templos dignos para morada da Trindade? Quem melhor que ela, mergulhada neste mistério Trinitário, nos introduzirá neste mistério e nos ajudará em nossas comunidades paroquiais, religiosas, presbitérios, vida social e política a refletir esse amor que une a Trindade e já aqui na terra poderemos saborear os “novos céus e nova terra?
Rezemos como nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich:
“O universo, com alegria, dê glória ao Pai,
No Espírito Santo, em seu esplendor,
Louve-o por Cristo e com Maria,
Agora e na eternidade. Amém!
Foto: Santuário Sião de La Trinidad, Santiago/Chile, foto de Colegio Mayor Pe. José Kentenich