As comunidades e os ramos femininos se unem para celebrar o centenário da mulher em Schoenstatt
Bruna Toledo / Barbara Garcia – A um mês da grande celebração do centenário das mulheres no Movimento Apostólico de Schoenstatt, aconteceu no Regional Paraná uma vivência com todos os Ramos da Coluna Feminina do Movimento. A participação, inicialmente destinada aos locais do Paraná, contou também com mulheres de diversas cidades do Brasil, somando mais de 100 acessos simultâneos à transmissão ao vivo. Essa vivência, transmitida ao vivo do Santuário de Londrina/PR, aconteceu no último dia 8 de julho.
“O Eterno Feminino te saúda! Vem Espírito Santo!”
Motivadas por este lema, a Liga Apostólica Feminina, União Feminina de Schoenstatt, Instituto Secular das Irmãs de Maria, Juventude Feminina de Schoenstatt, Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, Liga das Mães e União das Mães de Schoenstatt uniram-se para conquistar a Coroa do Eterno Feminino. A vivência iniciou com a oração do terço do Espírito Santo. A invocação de cada um dos sete mistérios contou com uma reflexão que uniu o ideal do Ramo a um dos dons do Doce Espírito, revelando como Ele se manifestou durante toda a história dos Ramos Femininos.
Integrante da Juventude Feminina de Schoenstatt de Ibiporã/PR, Ana Beatriz Liuti relata seu sentimento ao participar da celebração: “O terço em comemoração aos 100 anos da entrada das mulheres em Schoenstatt foi muito bonito e especial! Além de ser uma celebração tão importante para nós, como figuras femininas no Movimento, se tornou mais especial em podermos estar unidas como um regional, principalmente nesse momento onde não podemos estar juntas fisicamente, mas de maneira virtual conseguimos nos unir espiritualmente!”
Neste mesmo sentido, Viviane Guariente, integrante da Jufem de Londrina, contou: “O momento de oração organizado pelos ramos femininos em comemoração aos 100 anos da mulher em Schoenstatt foi muito especial. Além da organização impecável que, mesmo on-line, nos fez nos sentir dentro do Santuário, os momentos de reflexões durante o terço nos mostraram como os dons do Espírito Santo agem sobre nós e nos tornam mulheres novas. Recordar as primeiras que tiveram a ousadia de seguir um ideal e os ensinamentos do Pe. Kentenich é também um impulso para viver o ser feminino nos dias de hoje de forma digna e forte”.
Ser sempre Maria hoje!
A integrante da Liga de Mães, da Família de Schoenstatt de Ibiporã, Adriana de Souza Barros, demonstrou sua alegria em estar unida a outros ramos femininos e tantas outras cidades: “Em tempo de isolamento social, percebemos que as igrejas estão fechadas, mas o céu está aberto, cada casa se tornou uma Igreja”. Ela ainda acrescenta a riqueza espiritual que esse momento trouxe: “Tive a felicidade de participar da ‘live’ que nos ofereceu tempo de profunda oração e aprendizado. Foi maravilhoso ver e me sentir presente no Santuário. Ouvir cada reflexão, rezar o terço, unida a todos os ramos ali representados, trouxe-me aconchego à alma e alegria de estar vinculada à Família de Schoenstatt. Momentos como esses fortalecem-nos na fé, renovam o sentido da Aliança de Amor, de querer cada dia mais viver o ‘Contigo a vida é mais Maria’” (lema jubilar internacional).
Ir. M Jacinta Donati, assessora da Jufem e da Liga Feminina no Regional Paraná, afirma que “com muita gratidão celebramos esse momento com as comunidades femininas do nosso Regional. Realmente é belo ver como a Obra de nosso Fundador é tão abrangente e responde aos anseios do coração de cada pessoa que procura encontrar sua identidade no Movimento Apostólico de Schoenstatt. Também é muito belo como as comunidades femininas, em seus ideais, se baseiam no eterno feminino que Deus colocou no coração de cada mulher. Que Unidas possamos anunciar sempre mais a nossa missão de: Ser sempre Maria hoje!”
Com agradecimentos por este ano jubilar da presença da mulher em Schoenstatt, encerrou-se a vivência, trazendo as seguintes palavras do nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich: Maria está entre nós “como imagem do Espírito Santo, como sarça ardente, como um braseiro ardente, do qual não só se irradia luz, mas donde brota um calor abrasador. Assim, vemos Nossa Senhora diante de nós numa união imensamente profunda com a Sabedoria eterna. Nela o Espírito Santo criou um modelo, uma imagem” (PJK set/1951 para LAFS).
Mães, jovens, consagradas, leigas…
A Coluna Feminina da Obra de Schoenstatt é composta por uma variedade de comunidades e ramos, veja abaixo:
♥ Juventude Feminina
♥ Liga Apostólica Feminina
♥ Liga de Mães
♥ União Feminina
♥ União de Mães
♥ Senhoras de Schoenstatt
♥ Irmãs de Maria de Schoenstatt
Fonte: jufem.com.br