jufem

Clique e acesse o site da Jufem

 

A Juventude Feminina de Schoenstatt é um ramo do Movimento Apostólico de Schoenstatt, que iniciou no Brasil em 1940 e é composto por jovens com idade acima de 14 anos. Os diversos grupos espalhados pelo país buscam testemunhar, nos mais diversos âmbitos (escola, universidade, trabalho, família, entre amigos), a dignidade feminina e os valores de uma juventude nobre, pura e livre.

A Jufem está presente em diversos países no mundo, tendo seu marco inicial na Alemanha, no dia 15 de agosto de 1931. No Brasil está dividida em quatro regionais: Sudeste, Paraná, Sul e Nordeste.

Cada regional tem sua vida e características próprias, sempre visando a unidade como uma só Jufem Brasil, especialmente por meio de seu ideal nacional, descoberto em 1996: “Lírio do Pai, Tabor para o mundo”. Nele está presente toda a espiritualidade do ramo, aspirações e estilo de vida: viver o ideal “Tabor” que o próprio Pe. José Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt, presenteou ao Brasil; e buscar, por suas atitudes e autoeducação, a filialidade heroica, a pureza e a missão apostólica. Esse ideal encoraja a cada jovem, da Juventude Feminina no Brasil, a ser um reflexo original e autêntico da Mãe de Deus, a partir da Aliança de Amor e do carisma schoenstattiano.

O ramo é subdividido por idades. As menores da Jufem são as Apóstolas [Luzentes] de Maria. Dos quatro aos 14 anos, recebem formação própria e realizam diversas atividades que as ajudam a crescer na fé e a ser, como Maria, um sinal de luz, de alegria e de esperança no mundo.

A Jufem comumente se organiza em grupos – apesar disso não ser uma regra –, realizando diversas atividades tanto em nível local quanto regional, realizando encontros, reuniões, missões, atividades apostólicas, entre outras.

Clique para entrar em contato