E de pessoas que vivam esse espírito no dia a dia.
Karen Bueno/Ir. M. Nilza P. da Silva – Há mais de 300 anos uma imagem de barro surge do Rio Paraíba do Sul, trazendo esperança e a presença visível e concreta de Maria para o povo brasileiro. É a Imaculada Conceição, a toda pura, que se torna padroeira da nação com o nome de Aparecida.
A imagem expressa a total pureza e alvura da Mãe de Deus. Pe. José Kentenich escreve: “Nenhum ser puramente humano foi tão compenetrado pela graça como Maria, por sua Imaculada Conceição. Ao contemplar a Imaculada sentimos que todo nosso ser é inundado por uma luz sagrada; os olhos brilham como o sol e tudo canta e vibra em nossa alma com imensa alegria e júbilo”.
Recordar que a Imaculada é a padroeira do país, faz também pensar o quanto essa nação necessita de seu espírito puro, o quanto necessita de sua pureza e transparência.
Os noticiários não se cansam de transmitir uma denúncia atrás de outra sobre desvios e captações ilícitas de recursos. Palavras como ‘lava-jato’, ‘propina’, ‘delação premiada’ se tornam parte do dia a dia, mostram uma realidade imunda e corrupta que parece não ter fim. Apesar dessa triste realidade, voltamo-nos ao que o Pe. Kentenich recorda: “Como Deus é bom! Neste vale de lágrimas, conservou a ideia original da pureza e santidade do paraíso na pessoa da Mãe de Deus. Ela é para nós a Imaculada Conceição, a Toda Pura”.
Como mostra o Pai e Fundador, a resposta para toda sujeira e todo pecado está na imagem da Mãe de Deus, Imaculada. Seja no âmbito pessoal, comunitário ou público, aspirar ao espírito puro de Maria faz construir um paraíso na terra.
Como podemos viver esse espírito?
No âmbito público e político, uma das maneiras de viver o espírito da Imaculada é dizer, pessoalmente, um ‘não’ a toda forma de corrupção, por menor que seja – cabe aqui uma revisão das atitudes cotidianas que levam a isso. O projeto “Eu mudo o mundo”, da Juventude Masculina de Schoenstatt, pode ajudar nessa reflexão: clique para conhecer. Outra forma é se inteirar-se das discussões sobre os gastos públicos, por exemplo, pelo portal da transparência: transparencia.gov.br, formar a própria opinião e, como aliados da Imaculada, tomar atitudes que ajudem a transformar a cultura.
A Mãe Imaculada Conceição espera isso de seus filhos. Ela, que sob a invocação de Mãe e Rainha de Schoenstatt, visita os lares, a partir do Santuário, nos faz também um convite para encarnar sua pureza imaculada. Viver a Aliança de Amor é deixar-se educar por Maria, assim, ela inscreve nos corações suas virtudes de pureza e transparência.
Pe. Kentenich mostra um caminho bem concreto e seguro para seguir as pegadas da Virgem Maria: “Quem quiser concretizar os traços da Imaculada em sua vida, há de viver, constantemente, na presença de Deus”. Dessa forma: “Quando nos ajoelhamos ante a imagem da Imaculada, muitos pensamentos, sentimentos, saudades e esperanças se despertam em nós. De todo o coração felicitamos a Imaculada Conceição por suas magnificências. Alegramo-nos ao vê-la porque n’Ela contemplamos, como num espelho, a mesma glória que Deus nos quer dar”.
*As palavras do Pe. José Kentenich foram retiradas do livro: A Riqueza do Ser Puro, Pe. José Kentenich, 2001, 3ª edição, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Santa Maria/RS