Conhece a terra tão rica e pura?
Karen Bueno – O que torna o diamante tão valioso? Quanto mais raro é um material, maior é o seu preço. No caso do diamante, além de raro, ele é selecionado pelo grau de pureza da peça: quanto mais transparente e livre de imperfeições, maior é o seu valor comercial. Somente 20% de todos os diamantes descobertos na natureza são qualificados para serem vendidos em joalherias como pedras preciosas, os outros são usados na indústria, para cortar e polir as demais pedras.
A Igreja celebra a festa da Mãe de Deus como a Imaculada Conceição. Se um diamante tem grande valor por sua pureza, o que dizer de Maria, a toda pura e cheia de Deus? Ela carrega uma transparência e pureza sem igual e quer inspirar os filhos a buscar esse mesmo caminho de perfeição.
No período do Advento, a Festa da Imaculada é uma ocasião especial para refletir como está a pureza interior: os olhos, os ouvidos, a boca e, principalmente, o coração. Selecionar o que se vê (novelas, séries, revistas…), o que se ouve (músicas, áudios, conversas…), o que se fala (assuntos do dia a dia, comentários…) ajuda a ter mais equilíbrio interior e um coração mais puro.
Neste ano, a Família de Schoenstatt do Brasil Tabor assume como meta “transfigurar hoje a realidade. Para cumprir essa meta, um dos desafios é revestir-se com o espírito da Imaculada, pois os gestos de pureza podem transformar o país e ajudam a construir a nova terra.
Como isso é possível? O Pe. José Kentenich, em suas viagens ao Brasil, se dedicou a explicar cada parte do Hino da Minha Terra, para que a Família de Schoenstatt se entusiasmasse e pudesse aspirar a formar essa nova terra. “A segunda estrofe – diz ele – mostra-nos o que tornou a Família tão forte. Foi o espírito da Imaculada… ‘Conhece a terra tão rica e pura?’ Também podemos dizer ‘Tão rica porque tão pura’”.
Quem aspira à pureza interior e exterior, se distancia do pecado e de tudo que “arrasta para baixo”, incluindo as tendências de corrupção do dia a dia, por menores que sejam. Além disso, o Pe. Kentenich coloca a pureza como uma virtude muito próxima da serviçalidade, o que é essencial na renovação do mundo: “Vemos a Mãe de Deus na casa de Isabel, pronta para servir, para ajudar. Ela se coloca a serviço da vida. Dela dimana sempre uma atmosfera de pureza e de serviço. O mesmo deve acontecer conosco. Nossa atitude e missão deve ser sempre uma atitude de serviço, como a da Mãe da vida. Nossa grande e sagrada tarefa e missão é o serviço à vida”.
Um dos grandes presentes da Aliança de Amor é ter Maria, a Imaculada, como educadora. Em meio às dificuldades e barreiras que surgirem no caminho, é possível pedir a ela que nos forme como um diamante, transparente, puro, perfeito e valioso aos olhos de Deus, ao mesmo tempo, forte e resistente diante das tendências que arrastam para o pecado. “A pureza encerra em si uma grande riqueza. As almas puras não são apenas puras, mas também belas. A alma pura é sempre reflexo da beleza de Deus” (Pe. José Kentenich).
Conhece a terra tão rica e pura,
Reflexo da beleza eterna:
Onde almas nobres e fortes
Desposam o cordeiro de Deus;
Onde olhos brilhantes irradiam calor
E mãos bondosas aliviam sofrimentos;
Onde mãos puras se unem constantemente em oração,
Para banir os poderes infernais?
(Rumo ao Céu, 601)
Palavras do Pe. Kentenich extraídas do livro Tabor nossa Missão
19 de março de 1947, Santa Maria/RS
11 de abril de 1947, Rio Negro/PR
No despertar de cada dia dizei ao Senhor seja feito a vossa vontade e não a minha. Tu criaste o céu e a terra e deseja para seus filhos a vida e não a morte. Que no despertar da aurora eu posse ter correspondido ao seu amor supremo e eterno. Todos os seus filhos hão de ver e contemplar a vossa face Senhor. Te entrego meus filhos Ruan e Saulo e meu esposo Augustinho. Que nos uniu no céu porque na terra a vós pertence. Meus irmãos e minha mãe que já contempla a vossa face. Abençoa o Santo Pe o Papa e toda essa nossa família. Queremos paz na terra a todos os homens que não nos falte o pão nosso de cada dia. Amém.