Terceiro Domingo do Tempo Comum
Pe. Marcelo de Souza – Queridos irmãos e irmãs, a Palavra de Deus nos aponta diariamente a direção para vivermos com fidelidade a vontade do Senhor. Acolher e pôr em prática seus ensinamentos é um desafio, mas o verdadeiro cristão reconhece que mesmo sendo grandes os desafios, é preciso buscar intensamente a Graça de Deus.
Na primeira leitura o Profeta Jonas recebe uma missão do Senhor: ir à cidade de Nínive e pedir para que o povo se converta. A pregação de Jonas foi acolhida! “Deus viu as obras de conversão e que eles se afastaram do mau caminho”. A cidade não foi destruída! O que causaria a destruição de Nínive? Seus inúmeros pecados! A voz de Deus foi ouvida através da voz de Jonas! A exemplo de Jonas, devemos afastar nossos irmãos e irmãs do mau caminho. Afastá-los da destruição que o pecado causa!
No Evangelho ouvimos o insistente pedido de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Nós vamos aprender com Jesus que a conversão não só nos convoca à mudança de vida, mas, a partir dessa nova vida, somos convocados a segui-Lo. Disse Jesus: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. A conversão provoca o seguimento! A conversão provoca compromisso com o Reino de Deus! Com as nossas mãos lançamos as redes: o amor, a bondade e a misericórdia arrastam muitos para Jesus.
Na segunda leitura o cristão que vive a sua conversão não mantém seus olhos voltados para esse mundo, pois reconhece que a “figura deste mundo passa”. Seus olhos estão fixos na vida eterna que um dia será sua morada definitiva. A conversão faz com que nosso olhar veja o que realmente é útil para nossa vida. O cristão não deve viver na ilusão do mundo e sim na realidade da vida eterna!
E assim podemos concluir: A conversão que foi provocada e que agora provoco! Com a minha voz! Com o meu seguimento! Com o meu compromisso! A partir da minha conversão faço com que olhem para Jesus e O acolham como: Caminho, Verdade e Vida. Assim seja! Amém.
Leituras deste domingo:
1ª Leitura – Jn 3, 1-5.10
Salmo – Sl 24
2ª Leitura – 1Cor 7, 29-31
Evangelho – Mc 1, 14-20