Mais de 20.000 miçangas formam essa obra
Karen Bueno – Um primeiro olhar não revela a riqueza de detalhes que há no quadro sobre o arco do Santuário. A saudação à Maria feita pelo Anjo Gabriel – Ave Maria – está expressa nos Santuários de Schoenstatt de maneira singela, porém, com uma grande riqueza histórica e artística.
Em 2020 completaram-se 110 anos dessa peça que adorna e saúda Nossa Senhora e que alegrou muito o Pai e Fundador, pois demonstrava o amor que os jovens dedicavam à capelinha recém-fundada no Vale de Schoenstatt. O quadro Ave Maria completa seu centenário quase que junto com a imagem da Mãe Três Vezes Admirável, já que foram entronizados na mesma época no Santuário Original.
Em maio de 1915, Pe. Kentenich escreve para um congregado que estava fora:
“No pouco tempo em que estiveste fora, a nossa pequena capela tem mudado de aspecto. O São Miguel teve de ceder o lugar a uma linda imagem de Nossa Senhora com o Menino, um presente do Padre Huggle. Foi-lhe dado [ao São Miguel] um pedestal do lado esquerdo do altar, onde reina como guardião do Santíssimo Sacramento. No arco principal do Santuário foi colocado um magnífico bordado que diz ‘Ave Maria’. O Irmão Franz fê-lo nos seus tempos livres durante um ano e meio. O marceneiro que o emoldurou para nós (por 17.5 Marcos) estimou o seu valor entre 300 e 400 Marcos, o que poderá ser um pouco exagerado. Mas, estamos muito contentes com a nossa capela e sentimo-nos em casa como nunca até agora. Deverias sentir-te igualmente em casa, pois recebes uma grande porcentagem dos objetivos do Capital de Graças que estamos a reunir aqui durante o mês de maio; mas tu tens também de contribuir com a tua parte neste capital. Tu compreendes…” (Herois de Fogo, Pe. Jonathan Niehaus, pág. 248)
Como explica o Fundador, o primeiro quadro foi bordado por um Irmão Palotino e não se sabe ao certo porque ou quando ele o bordou, porém, a complexidade da obra revela seu grande amor à Maria.
Como ele é feito hoje?
Atualmente, na Província Schoenstatt Tabor das Irmãs de Maria, com sede em Atibaia/SP, há quatro mãos habilidosas que criam esses quadros. Ir. M. Lucinda Schüpper e Ir. M. Dilecta Rubin dedicaram várias horas bordando a Ave Maria para todos os 12 Santuários ligados a essa Província, também para o Santuário de Caieiras/SP.
Olhando de longe não dá para perceber, mas a gravura do quadro não é feita com linhas, aliás, as linhas nem aparecem. Todo o desenho é formado por miçangas minúsculas – mais de 20 mil – que revelam o desenho do quadro.
Ir. M. Lucinda, que pertence ao círculo das Irmãs Adoradoras, no Instituto Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt, foi quem começou a bordar primeiro nessa Província. Ela explica que o quadro é resultado de uma aspiração ligada ao seu curso de Irmãs: “Fui me informando e descobri que as Irmãs Adoradoras da Alemanha tinham bordado um quadro para o nosso Santuário familiar no Monte Schoenstatt, então elas me enviaram o material e o linho já riscado, aí eu fui fazendo”.
O primeiro quadro bordado por Ir. M. Lucinda foi para o Santuário de Atibaia/SP, entronizado no dia 18 de novembro de 1985, depois para Londrina/PR e São Paulo/SP. Também os dois Santuários da Itália – Cor Ecclesiae e Matri Ecclesiae – receberam seu trabalho manual.
Ir. M. Lucinda Schüpper conta que levava cerca de 200 horas para produzir um quadro: “Hoje em dia vai um pouco mais de tempo, pela dificuldade de colocar as pedrinhas na agulha. Tenho mais de 80 anos, então é só com orações que consigo enxergar as pedrinhas e a linha; já levei mais de dez minutos para colocar a linha na agulha, porque essa agulha é muito pequena”.
Cada miçanga é uma contribuição ao Capital de Graças
Ir. M. Dilecta Rubin borda esses quadros há menos tempo, porém dedica igual carinho ao trabalho. Ela explica que são usadas duas agulhas na montagem: “Em uma eu coloco as pedrinhas e com a outra vou pregando-as no tecido”. O quadro da Ave Maria é algo muito durável – prova disso é que o primeiro já tem mais de cem anos –, tudo é feito com muito cuidado e capricho, com material de boa qualidade.
“O quadro tem muitas curvas e como a miçanga é dura, não dobra, ela precisa ser bem pequena; quanto menor for a miçanga, melhor fica o bordado”, diz Ir. M. Dilecta.
Os quadros que as Irmãs criam em Atibaia/SP têm algumas diferenças do original que está na Alemanha. Com o tempo, inseriu-se a sigla JK [José Kentenich] e o triângulo superior traz o símbolo do Olho do Pai, por exemplo. Outra diferença são as datas, cada Santuário escolhe alguma data referente à sua história para colocar, de acordo com a realidade local.
“Vejo meu trabalho como uma contribuição para que nossos Santuários sejam cada vez mais semelhantes ao Santuário Original, e para que a Mãe possa formar ali pequenos reflexos seus e de Jesus. Cada miçanga e cada fio colocado é uma contribuição ao Capital de Graças”, diz Ir. M. Lucinda.
“O quadro da Ave Maria representa a própria Maria, ela que acolhe os peregrinos, seus filhos. A pessoa que entra no Santuário e olha para o quadro lá na frente, diz ou pensa ‘Ave Maria’, ela saúda Nossa Senhora, com as palavras do Anjo, porque enxergou essa saudação exposta”, ressalta Ir. M. Dilecta.
Por enquanto li dois artigos.o qdro de Ave Maria..pra mim é maravilhoso ter este conhecimento deste nome Ave Maria..As irmãs de Maria de shoentatt são heróis de hj .veja como a idade não limita o propósito do ardor a missão. É testemunho vivo autenticodapresenca do Espírito Santo na obra de shoenstatt pela nossa querida mãe de Deus.fico tomada de gde manifestação da mãe de Deus em nossas famílias amém
O outro o Maria Mãe de Deus nos diz hj.a Mãe do Senhor e nossa mãe o q ela me diz hj efazer o Jesus diz..o q diz?amar a Deus em primeiro lugar é amar ao irmão como a nós mesmos resumiu em 2 os 10 mandamentos ..está é a lei e os profetas.