Por que temos um dia dedicado à alegria em plena quaresma?
Pe. Francisco José Lemes Gonçalves – “Alegra-te… Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho unigênito, para que não morra todo aquele que nele crer (…)” Este é, na quaresma, o domingo da alegria, pois está próxima a Páscoa do Senhor! A cor suave do rosa nos paramentos do padre e algumas flores nos trazem esse “cheiro” da vida que o amor de Deus revelou em seu Filho Unigênito. Levantado no madeiro da cruz, Ele é a verdadeira vida, e vida em abundância! Olhando para o corpo de Jesus pregado na cruz seremos curados, até mesmo desta pandemia!
No deserto o povo desobediente foi picado por serpentes venenosas. Ao se arrependerem, Deus pede a Moises que levante, numa haste, uma serpente de bronze. Quem lançasse um olhar para ela seria curado! Nas suas chagas, o Crucificado tomou todas as nossas dores, por isso, neste domingo somos convidados a olhá-Lo e sermos curados física e espiritualmente.
A liturgia nos presenteia com a alegria. Alegria nestes tempos de hoje?! Sim… mesmo naqueles que partiram, pois cremos que a morte redentora de Jesus é a porta pela qual entram no céu – e este é o nosso lugar! Sim… nos alegrar diante de tantas dificuldades – que não são poucas – mas, nesta alegria, nunca perder a esperança de dias melhores e sairmos desta crise pessoas humanas melhores!
Pe. José Kentenich, no Campo de Concentração de Dachau (lugar apelidado de “inferno de Dachau”), transformou o ambiente num lugar de alegria que a todos contagiava, mesmo sendo um lugar de morte e onde o ser humano se mostrou tão terrível. A verdadeira alegria nos traz serenidade e equilíbrio diante de situações das quais parece não ter saída. Jesus se encontrou diante da morte e, com ela, todo o sofrimento que a antecedeu. Qual o segredo? A confiança ilimitada no Pai que ama tanto o mundo que ainda hoje o dá sobre a Mesa do Altar para a nossa salvação.
Que nossos Santuários de Schoenstatt sejam estes locais onde a Cruz de Cristo se levanta, qual luz que ilumina nossas boas obras e fortalece nossa fé no enviado do Pai. Ali, nossa Mãe e Rainha está debaixo de sua cruz em solidariedade às nossas cruzes e não deixará que nos desviemos dele e assim seremos curados.
Sejamos acolhedores do amor de Deus que se derrama no seu Filho entregue, doado na cruz para nossa salvação!
Maravilhoso haver um dia dedicado à alegria na Quaresmal!!