Em 16 de março nosso Fundador chegou pela primeira vez ao Brasil
Suellen Figueiredo – Foi no ano de 1947 que o nosso Pai e Fundador, o Pe. José Kentenich, veio ao Brasil pela primeira vez. E, por ocasião de uma parada obrigatória feita pela aeronave para reabastecimento, foi no aeroporto do Recife/PE que ele pousou pela primeira vez.
Não é conhecido o que aconteceu neste breve momento, mas é certo que ele esteve em nossas terras. Para nós, Família de Schoenstatt do regional Nordeste, e em especial a Família que surgiu em Recife/Olinda, é uma alegria saber que de alguma forma seus passos marcaram o nosso solo.
Cremos, por conhecer a pessoa do nosso Pai, que mesmo neste breve momento ele, que sempre estava ligado à Mãe e ao bom Deus, dirigiu a nós sua benção e, a esta terra, o seu olhar nos contemplou.
Perguntei à nossa juventude o que significa para eles, e seu ramo, saber que o Pai esteve aqui em Recife, que pisou em nosso solo, o que esse fato traz para o ramo?
“O Pai Fundador foi o criador de uma grande Obra que hoje dá sentido a tantas vidas, inclusive à minha. Saber que ele já esteve em Recife emociona e me traz a sensação de proximidade, Schoenstatt não é uma utopia e seu fundador, ele não foi um personagem ou uma pessoa inacessível. Saber disso aquece o coração e lembra que o Pai não só esteve, mas está conosco”, Nilkelly Dornelas – Dirigente de Ramo da Jufem Olinda
“Para nós, os Pioneiros, essa pequena e breve passagem do Pe. Kentenich nos remete ao nosso hino: abrir caminho ao mundo novo. Mesmo sendo algo breve, nos marcou e nos deixou esta missão e lição, mesmo em curto período: leve a espiritualidade e o carisma de Schoenstatt a todos! Não só com palavras, mas com um simples gesto!” João Victor de Souza – Líder dos Pioneiros de Schoenstatt Olinda
Hoje, ao vermos nossa Família Regional crescer a cada dia, vemos como nossa cultura e nossa originalidade estão alinhadas ao desejo do Pai para o Brasil, estamos construindo juntos um regional que pulsa vida e carisma, nossa fé mariana tão singular nos mantém unidos à Mãe em nossos Santuários do Nordeste.
Para nós é um impulso apostólico saber que o Pai esteve em nossa terra, com isso, unidos a ele, seguindo as suas pegadas assumimos a missão de continuamos a construir Schoenstatt Tabor, contribuindo com nossa originalidade local.
Ele passou também no seu regional
Ah, vale lembrar que não foi apenas pelo Nordeste que ele passou. Nesta primeira visita nosso Fundador percorreu TODOS os regionais do Brasil, vamos recordar:
– A nave pousou no NORDESTE, no Recife, para reabastecimento
– Depois ela chegou ao seu destino final, no SUDESTE, e todos os passageiros desembarcaram no Rio de Janeiro
– A seguir o Fundador partiu em outro avião, passando por Curitiba, no regional PARANÁ
– Até finalmente chegar ao regional SUL, onde pousou em Florianópolis/SC, depois desembarcou em Porto Alegre/RS e seguiu para Santa Maria/RS, onde ficou hospedado
“Por que vim até aqui? […] Vim para experimentar aqui as glórias da querida Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt” [1]. Os passos do Pai deixaram suas marcas e, como hoje podemos ver, todo o percurso foi abrindo caminho para a Obra de Schoenstatt crescer e se multiplicar neste solo, formando nossa grande Família do Brasil Tabor.
[1] Pe. José Kentenich, 18 de março de 1947, chegada a Santa Maria.
Feliz em ter a honra da visita – e da atuação – do Pai Fundador no Brasil.