Toda uma família consagrada à Mãe e Rainha de Schoenstatt no Santuário
Daniel e Miriam Bueno – Hoje é dia 12 de abril, lembramos com gratidão do dia em que Catarina Kentenich consagrou seu pequeno José aos cuidados da Mãe de Deus. Mais tarde o próprio Pe. José Kentenich reconheceu que tudo o que aconteceu em sua vida, e por consequência a Obra de Schoenstatt, é resultado dessa entrega.
Somos Daniel e Miriam, casados há 16 anos e pais de três filhas. Quando nos conhecemos, uma das grandes descobertas foi a de que, quando pequenos, ambos fomos consagrados à Nossa Senhora no Santuário de Schoenstatt. Temos imensa gratidão aos nossos pais por essa entrega e também à Ir. M. Marlenis Hoppe que conduziu nossas consagrações no Santuário de Atibaia/SP. Descobrir que tivemos em comum as brincadeiras, picnics no jardim do Santuário, e a consagração em nossa primeira infância sempre nos deu alegria e a segurança de que a Mãe de Deus tem cuidado de nós e dos planos de Deus para a nossa vida desde o início.
A Mãe de Deus assume a responsabilidade e os cuidados de cada filho que a Ela é consagrado. Seu amor por nós é sem limites e a misericórdia de Deus em nossas vidas se torna mais evidente quando ao coração da Dela somos confiados.
Desde menina a Miriam, seguindo os conselhos de sua mãe, consagrava seu ventre a Nossa Senhora para que ela cuidasse dos filhos que um dia viriam. Também, em cada primeiro sinal de gestação consagramos nossos filhos à Mãe de Deus, entregando-os a Ela desde o começo. Todos eles pertencem à Mãe.
Depois do nascimento, levamos cada uma de nossas filhas ao Santuário e, por meio de uma oração particular de consagração, entregamos cada uma aos cuidados de nossa Rainha. Pedimos a Ela que assuma o cuidado de nossas filhas, mas também que nos eduque e nos dê as graças que mais precisamos na condução e nos cuidados paternais.
Não podemos estar sempre presentes para proteger os nossos filhos dos males e perigos que a vida traz, mesmo porque muitos desses perigos nós nem enxergamos. Consagrá-los à Mãe de Deus nos dá a certeza de que Ela cuida não somente dos perigos físicos, mas também dos perigos espirituais e culturais. Ela, através do ato de consagração, se torna a educadora de nossas vidas.
Hoje podemos entender a convicção de nosso Pai e Fundador, de que tudo é resposta da primeira consagração. Ao olhar tudo o que nos aconteceu e tantas graças de Deus em nossas vidas e nas vidas de nossas filhas, temos a certeza: Tudo é fruto daquela pequena consagração a Maria. Ela realizou e realizará muitos milagres na vida de seus filhos. Ela é a nossa Mãe e educadora.