Há quase 20 anos, a Sra. Maria Augusta Bruschini, membro da União Apostólica de Mães de Schoenstatt, criou a chamada “Pastoral das Domésticas” em sua paróquia. Neste trabalho, que já ajudou inúmeras famílias, ela vive a Aliança de Amor com Maria, sendo um instrumento para transformar e transfigurar a realidade, como nos conta hoje, dia da Aliança de Amor:
A Mãe e Rainha atua em todas as situações da nossa vida. Trabalhei, durante uns 15 anos, como voluntária num orfanato. Em certo momento, fiquei encarregada de visitar a casa das famílias das crianças, que estavam abrigadas, para ver a possibilidade de recolocação da criança. Logo que cheguei numa visita, fiquei surpresa quando ouvi a criança dizer: “Agora minha mãe trabalha; não precisamos mais pedir ajuda. Ela tem dinheiro para comprar as coisas”. E logo foi me mostrando aquilo que a mãe havia comprado. Irradiava muita felicidade dela. Até hoje, eu me lembro do seu rostinho e da sua alegria. Aquilo me tocou bastante.
Com essa imagem na cabeça, em 2003, iniciei o trabalho da “Pastoral das Domésticas”, na Paróquia Santa Teresa de Jesus, no bairro Itaim, em São Paulo/SP. Ali, as pessoas, que precisavam encontrar um funcionário ou uma funcionária, procuravam alguém para trabalhar e também as funcionárias, que queriam arrumar emprego, iam lá fazer uma ficha em busca de trabalho.
Sempre atendemos as empregadoras (geralmente são mulheres) fazendo uma pequena entrevista, para saber o que elas precisam, como é o serviço na casa delas, quantas pessoas tem na casa, pedindo que elas nos deem detalhes do tipo de serviços que necessitam.
Ao mesmo tempo, atendemos as funcionárias que estão em busca de serviços. Queremos saber o que elas sabem fazer, o que gostam de fazer. E assim cruzamos as fichas. Apesar de se chamar “Pastoral das Domésticas”, atendemos mulheres que buscam vários trabalhos relacionados ao lar, como cuidadoras, babás, cozinheiras, folguistas, diaristas, etc. Os homens se candidatam, normalmente, para trabalhos de motoristas ou caseiros, mas a procura, da parte deles, é bem baixa.
Na verdade, temos sempre um número muito grande de pessoas que buscam trabalho – ao redor de 50 a 60 por semana, chegamos a ter 90 pessoas a procura de trabalho. Os empregadores, por sua vez, já são bem menos, ao redor de 10 a 15 por semana. Atendemos todas as terças-feiras. Ali, na mesma hora, os interessados entrevistam as candidatas e fazem o contato para experiência.
“A Mãe sabe da importância do trabalho para a vida das famílias”
O incrível é que, durante todos esses anos, nunca tivemos problema algum, de qualquer tipo, com as pessoas que atendemos. Como podemos explicar isto? Eu selei uma Aliança de Amor com Maria, nossa Mãe Admirável! Vários lugares já iniciaram um trabalho semelhante, porém acabaram tendo que fechar por diversos motivos. Sinto que a Mãe quer que ali possamos ajudar muitas pessoas a encontrarem um trabalho. Aprendi a confiar inteiramente na Mãe de Deus, entregar tudo a ela e pedir que ela sempre esteja comigo. Que ela abra os caminhos, se for da vontade do Pai, ou então me mostre o que devo fazer. Estou ali para cumprir a vontade do Pai, sendo instrumento nas mãos da Mãe.
Todos os dias, ao iniciarmos o trabalho, fazemos a pequena consagração à Mãe Três Vezes Admirável, pedindo que ela interceda por nós. A Imagem da Mãe está sempre nos acompanhando e fica ali junto com todas as pessoas que chegam. Sempre, também, que recebo a Imagem da Mãe Peregrina em casa, num dia de atendimento na Igreja, eu a levo comigo e muitas vezes as pessoas me pedem para receber a Imagem em suas casas, tanto os empregadores como as candidatas às vagas. Sei que ela é a nossa grande guia, protetora, Ela conduz essa pastoral. Ela sabe da importância do trabalho para a vida das famílias.
Minha Aliança de Amor com a Mãe me dá a certeza e a confiança de que nunca estou só. A Mãe me acompanha em todos os momentos e tudo o que acontece ali, ou em minha vida pessoal e familiar, sei que a Mãe está sempre junto. Sempre junto.
Esse trabalho iniciou há quase 20 anos e dura até hoje. No início de 2020, tivemos que encerrar os atendimentos presenciais, por causa da pandemia. Mesmo assim, imaginem que agora, neste tempo de pandemia, o trabalho não parou. Não sei como, mas as pessoas continuam me procurando pelo whatsapp, me pedindo funcionárias e as funcionárias me ligando, querendo emprego. Quase que diariamente tenho um chamado. Nem sempre conseguimos ajudar a todas, mas a Mãe está junto. É incrível as coisas que acontecem. A Mãe está sempre cuidando de tudo. Como é bom ter uma Mãe que está sempre ao nosso lado, que intercede por nós em todas as situações da nossa vida.
Tenho inúmeros testemunhos para relatar do quanto ela sempre atuou em minha vida, na vida dos meus filhos, em tantas situações difíceis, que daria para escrever um livro. Meu Santuário Lar é dedicado às famílias: Rainha das Famílias, Rainha do Lar. Eu me deixo guiar por ela, deixo que ela conduza minha vida, entrego tudo a ela, todas as minhas dificuldades, minha vontade, meus sentimentos e meus pensamentos, tudo o que se passa comigo e me preocupa, tudo o que tenho, toda minha pequenez, entrego tudo ao Capital de Graças. Ela nunca nos abandona. Ela faz maravilhas. Sempre caminha comigo, pois vivemos em Aliança de Amor. Como amo esta Mãe!