Caminhamos para a celebração de Pentecostes. Acompanhemos uma reflexão para este primeiro dia da novena:
“O Espírito Santo é aquele que desperta todos os germes bons de nossa alma, tornando-os vida nova, vigorosa, florescente. […] O Espírito Santo desce do céu à terra para aí realizar uma nova criação espiritual e moral. A vida espiritual e moral de cada um de nós devem ser renovadas. Reconhecemos essa verdade e pedimos que ela se confirme em nós, cada vez que juntarmos as mãos e pedirmos: Enviai o vosso Espírito e tudo será criado…” (Pe. José Kentenich, conferência aos Congregados Marianos, Schoenstatt, 31 de maio de 1914).
Nas palavras do Papa Francisco, esperamos por um novo Pentecostes, que se repete na Igreja:
“Aquela efusão, embora tenha sido extraordinária, não foi única nem limitada àquele momento, mas é um acontecimento que se renovou e que ainda hoje se renova. Cristo, glorificado à direita do Pai, continua a cumprir a sua promessa, derramando sobre a Igreja o Espírito vivificador, que nos ensina, nos recorda e nos faz falar” (Santa Missa de Pentecostes, 8 de junho de 2014).
Peçamos que o Espírito habite em nós, assim nossa alma se tornará nova, vigorosa, florescente. Rezemos:
Espírito Santo, tu és a alma de minha alma. Cheio de humildade te adoro. Ilumina-me, fortifica-me, guia-me e consola-me. Revela-me tanto quanto isso ao plano do Eterno Pai corresponde. Revela-me os teus desejos. Faze-me entender o que o Amor Eterno de mim deseja. Faze-me entender o que devo fazer. Faze-me entender o que devo sofrer. Faze-me entender o que, em silêncio, com modéstia e reflexão, devo aceitar, carregar e suportar.
Sim, Espírito Santo, faze-me entender a tua vontade e a vontade do Pai. Pois minha vida inteira não quer ser mais que um contínuo e perpétuo SIM aos desejos e ao querer do Eterno Pai. Amém!
*Esta oração Pe. Kentenich rezou no dia de Pentecostes, em 1965, na igreja de São Miguel (Milwaukee/EUA) antes da homilia. É uma paráfrase da oração do Card. Mercier (1851-1926)
Novena para Pentecostes, com o Pe. Kentenich:
1º dia: A caminho de Pentecostes
2º dia: Maria e o Espírito Santo
4º dia: O Espírito Santo traz a alegria
5º dia: Somos templos do Espírito Santo
6º dia: A Filialidade Heroica é dada pela atuação do Espírito Santo
7º dia: Pentecostes é a festa da transformação