Pe. Kentenich descreve Maria como a mais perfeita imagem do Espírito Santo…
“Entre ambos há um amor nupcial, carinhoso, um alegre consentimento aos desejos e pedidos mútuos. Para o Espírito Santo é uma honra distribuir seus dons através de sua Esposa. Sim! Ele se antecipa amorosamente a todos os seus desejos. Apenas ele a cobrira com sua sombra, ele a impele e conduz pelas montanhas para, através dela, conceder suas graças à casa de Zacarias” (Conferência aos Congregados Marianos, Schoenstatt, 31 de maio de 1914).
O Papa Francisco também diz:
“A Virgem Maria ensina-nos o que significa viver no Espírito Santo e o que significa acolher a novidade de Deus na nossa vida. Ela concebeu Jesus por obra do Espírito, e cada cristão, cada um de nós, está chamado a acolher a Palavra de Deus, a acolher Jesus dentro de si e depois levá-lo a todos. Maria invocou o Espírito com os apóstolos no cenáculo: também nós, todas as vezes que nos reunimos em oração, somos amparados pela presença espiritual da Mãe de Jesus, para receber o dom do Espírito e ter a força de testemunhar Jesus ressuscitado” (Regina Coeli, 28 de abril de 2013).
Rezemos:
Mãe,
Teu Santuário irradia em nosso tempo o esplendor e a glória do Sol do Tabor.
Onde o Sol de Cristo se manifesta claramente e celebra triunfos, como outrora no Tabor,
ali é bom estar, como no paraíso, pois o Espírito Santo estabeleceu sua morada.
Toda envolta pelo Sol resplandecente do Tabor, qual vaso entregue ao Santo Espírito,
atuas em Schoenstatt como Medianeira, conduzindo-nos bondosamente ao Espírito Santo.
Impregna-nos profundamente do Espírito de Cristo.
Concede-nos, prodigamente, eloquentes línguas de amor;
por nós se irradie o esplendor de Cristo, à tua semelhança, como Espelho da Justiça.
O universo, com alegria, dê glória ao Pai, no Espírito Santo, em seu esplendor, louve-o por Cristo e com Maria, agora e na eternidade. Amém.
(Rumo ao Céu, 196-200)
Pe. José Kentenich. Movido pelo Espírito – Textos escolhidos sobre o Espírito Santo. Editora Pallotti, Santa Maria/RS, 1ª edição.
Novena para Pentecostes, com o Pe. Kentenich:
1º dia: A caminho de Pentecostes
2º dia: Maria e o Espírito Santo
4º dia: O Espírito Santo traz a alegria
5º dia: Somos templos do Espírito Santo
6º dia: A Filialidade Heroica é dada pela atuação do Espírito Santo
7º dia: Pentecostes é a festa da transformação
A renovação atual abre à experiência da efusão do Espírito Santo, espécie de reatualizacão vivificante da graça batismal, gratuitamente ofertada a todos aqueles que se abrem e aspiram a ela. Com essa experiência, eventualmente renovável, é incontestável que cresce a fé, a esperança e a caridade, o desejo de rezar e de servir ao Cristo na Igreja.