Solenidade da Ascensão do Senhor ao Céu e Dia das Comunicações Sociais
Pe. Francisco José Lemes Gonçalves – Tempo da Páscoa não deveria ser um tempo de ociosidade na fé, ainda mais em nossa realidade, que carrega um desânimo espiritual e uma certa descrença na ação de Deus. São Leão Magno, Papa, tem uma excelente homilia para esta grande solenidade de Jesus que sobe ao céu e se assenta à direita de Deus Pai.
Foram 40 dias em que Jesus Ressuscitado apareceu, fortalecendo a fé dos seus discípulos e discípulas e por vezes até chamando a atenção deles pela falta de fé e dormência para se crer nas Escrituras e o cumprimento delas em sua pessoa. Nestes 40 dias ele falou das Escrituras; aquecendo corações, comeu com eles; abrindo seus olhos e mostrando que não era um fantasma, fez com que vencesse o cansaço de uma noite inteira de pesca e sua palavra deu-lhes coragem para lançar as redes e muitos peixes pescaram, deu-lhes a paz e o Espírito para a reconciliação, deixou que tocasse nele e bendisse quem no futuro acreditaria sem tocar e sem ver.
Depois nos disse que ele é o Bom e Belo Pastor, nos conhece e por nós dá a sua vida, que é Vida em Abundância, disse ser para nós: Caminho, Verdade e Vida; insistiu que permanecêssemos unidos a ele como os galhos da videira, permanecêssemos no seu Amor e nos amassemos como ele nos amou, disse que sua alegria é a nossa alegria de pertencermos como ele ao Pai que o ama e nos ama.
Foi um tempo longo de permanecia preparando a eles com sua nova maneira de estar entre eles e entre nós. Agora, será o Espírito Santo que ele nos enviará de junto do Pai quem vai dar credibilidade a tudo que ele fez e que, a partir de nós, continuará realizando pelos séculos. Ele junto do Pai nos comunica o Espírito. Comunicação perfeita! O Pai e o Filho em união de Amor nos enviam o Espírito, para nos dar coragem de sermos verdadeiras testemunhas de Jesus no mundo em que vivemos e nas realidades em que estamos.
Por isso, este Domingo da Ascensão é o Domingo das Comunicações. Dia de pensar em como fazer bom uso dos meios de comunicação social, que deveriam servir para transmitir o Espírito que recebemos no Batismo e o confirmamos na Crisma. Anunciar a verdade que é Cristo e esta verdade partindo das Escrituras e dos Ensinamentos da Igreja através do Papa Francisco. Tomar cuidado com notícias negativas, alarmistas, tendenciosas, que dividem e levam a muita confusão. Saibamos usar estes meios em união com pessoas credíveis e meios que estejam comprometidos com a verdade.
Façamos isso unidos aos nossos Santuários, onde a Mãe e Rainha é a nossa grande comunicadora, pois trazes consigo seu Filho Jesus “que é Vida, Caminho, Verdade e Luz”!
Leituras deste domingo
1ª Leitura – At 1, 1-11
Salmo – Sl 46
2ª Leitura – Ef 1, 17-23
Evangelho – Mc 16, 15-20