A filialidade mais elevada é fruto do Espírito Santo, diz o Pai e Fundador:
“Somente o Espírito Santo pode dar-nos esta profunda filialidade, este empolgamento. Ele enche a razão de luzes. É somente o Espírito Santo que nos pode dar isto, pela intercessão da querida Mãe de Deus. Quando o Espírito Santo não está em atividade, quando não atua com seus dons, a alma se assemelha a um barco em que o remar cansa muito, porque as velas estão recolhidas. Muito diferente é quando as velas estão enfunadas, então o Espírito Santo sopra nelas e impulsiona o barco para frente”. [1] (06.09.1947, Santa Maria/RS)
O Espírito de Deus faz o homem reconhecer sua filialidade. Assim diz o Papa Francisco numa homilia matinal: “O Espírito Santo é aquele que nos impulsiona a louvar a Deus, nos induz a rezar: ‘Ele reza, em nós’. O Espírito Santo é aquele que está em nós e nos ensina a olhar para o Pai e dizer-lhe: Pai” (homilia, Casa Santa Marta, 9 de maio de 2016).
Rezemos
Mãe de Deus, ó Portadora de Cristo, deves dar-nos, de modo especial, Jesus com seu poder, com sua sabedoria, com sua bondade, mas também com sua filialidade heroica em relação ao Pai.
Cremos e esperamos que ambos moverão o Espírito Santo a atuar aqui em teu Santuário, a partir de agora e de modo extraordinário, como Espírito de santidade, Espírito de filialidade heroica. Por isso, dizemos- te de novo: aceita a coroa! […]
Pedimos-te novamente que aceites a coroa como expressão do pedido: cuida que todos os filhos de Schoenstatt recebam e conservem, até o fim dos tempos, a graça da filialidade heroica e, com ela, a garantia do elemento essencial de nossa espiritualidade.
(Pe. José Kentenich, trecho da oração de coroação e entrega do cetro à Rainha da Filialidade Heroica, 20 de agosto de 1949, Santa Maria/RS)
[1] Pe. José Kentenich. Tabor: Missão para o Brasil – Herança do Tabor 1
Novena para Pentecostes, com o Pe. Kentenich:
1º dia: A caminho de Pentecostes
2º dia: Maria e o Espírito Santo
4º dia: O Espírito Santo traz a alegria
5º dia: Somos templos do Espírito Santo
6º dia: A Filialidade Heroica é dada pela atuação do Espírito Santo
7º dia: Pentecostes é a festa da transformação