No meio da Amazônia, numa escola rural, a Mãe estava a nos esperar: fiquei sem palavras!
Luciano Scaliza – Moramos distante de qualquer Santuário de Schoenstatt no Brasil, pois residimos na região norte, onde ainda não existe essa graça.
Mesmo assim, podemos dizer que Schoenstatt chegou por aqui antes de nós. Estávamos há pouco mais de três meses morando nessa região, nos idos de 2003, quando em uma escola rural situada no meio da Amazônia, no município de Trairão/PA, onde se realizava uma eleição para o conselho tutelar da localidade, me deparei com um enorme quadro da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. O quadro tinha, mais ou menos, um metro quadrado e estava a nos recepcionar. Fiquei sem palavras. A Mãe de Deus realmente tem pressa, pensei eu!
Daí em diante nunca nos sentimos desamparados, apesar das distâncias. É preciso dizer que o estado do Pará é muito mariano, já que tem uma forte devoção por Nossa Senhora de Nazaré.
Tempos depois, fixamos residência na cidade de Marabá/PA, onde tivemos outras gratas surpresas. Foi quando a evolução das comunicações via internet nos possibilitou participar, como casal, da União de Famílias de Schoenstatt no Brasil e desde 2009 realizamos reuniões e até encontros de modo virtual.
Nossa dedicação à Santa Igreja se intensificou através de uma Capela Militar sediada aqui na cidade, onde nos tornamos ministros da Santa Eucaristia. Nela, depois de tantos encontros fortuitos com a MTA, não foi mais surpresa encontrar-se novamente com duas imagens da Mãe Peregrina a visitar as famílias. Essas imagens foram deixadas por militares de Santa Maria/RS, quando passaram por aqui. Hoje auxiliamos nessa missão.
Ser missionário e viver a Aliança de Amor à distância do Santuário é um desafio e também um chamado. Talvez seja até uma tarefa. Somos abençoados em possuir em casa um Santuário Lar, que tem a missão de BETÂNIA. Ele chama a atenção de devotos que frequentam nossa casa, mas a Providência Divina ainda não abriu as portas na constituição de uma estrutura schoenstattiana, com grupos, cursos ou juventudes.
Marabá/PA está a uma distância de 25 horas de viagem, de carro, até o Santuário de Schoenstatt mais próximo, que fica em Garanhuns/PE (1.782 km)
Com a evolução das plataformas de reuniões virtuais, sentimos a verdade que brota das palavras de José Engling, de que o mundo inteiro agora se converteu em nosso campo de batalha. Nos últimos anos conseguimos contribuir com o Santuário não só aqui em nossa cidade, através da imagem peregrina, mas também com reuniões com os cursos da União de Famílias e das preparações daqueles que desejam a instituição de Santuário Lar, em ambiente quase que inteiramente virtual.
O mundo ao nosso redor não enxerga mais fronteiras – e o Santuário também não! Até a sensação de distância e saudade foram arrefecendo, embora não totalmente, porque o contato físico não é dispensável. Mas a Mãe de Deus, no Santuário Lar e na imagem peregrina, bem como a participação online das reuniões, cultivaram e cultivam nosso espírito e nos mantivemos por todo esse tempo fiéis à Aliança de Amor.
Que linda história!! Deus é a nossa Mãe, os abençoe ricamente!!
Grande abraco mineiro.