No Brasil, um dos Santuários Filiais de Schoenstatt possuí a relíquia de São Luís Gonzaga, você sabe qual é?
Ir. M. Clades Schwengber – Se você respondeu que é o Santuário Tabor da Esperança, de Brasília/DF, acertou! No Ano da Graça de 2000, o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt foi abençoado em Brasília, sendo o 14º Santuário Filial no Brasil.
Quatro anos depois, no dia 21 de junho de 2004, o altar do Santuário foi consagrado e ungido por Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila, na época Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. No centro do altar, na chamada pedra d’Ara, foi depositada a relíquia de São Luís Gonzaga, patrono da Juventude e da pureza.
“Ara” significa “altar”. Esta pedra remete ao início da expansão do cristianismo. As primeiras santas missas eram celebradas nas casas das famílias. Quando começaram a perseguição e os martírios, então as missas passaram a ser celebradas nas catacumbas, tendo a sepultura dos mártires como altar. Assim, ao consagrar o pão e o vinho, o sacrifício da vida de Cristo se unia ao sacrifício de vida dos que deram a vida por ele. Com a expansão do cristianismo, para continuar esse sinal de unidade, passou-se a fazer uma pedra na qual era encrustada a relíquia de um mártir e colocada no centro do altar, bem onde se coloca o corpo e o sangue de Cristo. Esse costume é comum até hoje, em muitas igrejas. Alguns de nossos Santuários têm a Pedra d’Ara com a relíquia de algum santo, como é o caso deste de Brasília.
São Luís Gonzaga foi um jovem noviço da Companhia de Jesus que, durante a peste e epidemia, se dedicou incansavelmente aos necessitados. Que neste tempo de pandemia possa interceder por nós!
Peçamos a intercessão de São Luís Gonzaga também para que muitos corações juvenis sejam atraídos ao Santuário. Vinculados pela Aliança de Amor com Maria, possamos educar nossas vidas na virtude da pureza do corpo e da alma em ardorosos missionários de Cristo.