36° Aniversário da Páscoa do Servo de Deus João Luiz Pozzobon
Pe. Gustavo Hanna Crespo – Neste tempo em que vivemos uma grande crise por causa da situação de pandemia, pessoas que fizeram o seu caminho de vida e santidade nos inspiram a ter esperança e novamente nos fazem olhar para as coisas essenciais de nossa vida. Motivados pelo lema: “Entendi a missão e por ela minha entrega foi total”, frase do servo de Deus João Luiz Pozzobon, entramos neste tríduo de celebração e de agradecer a Deus por colocar em nosso caminho este grande homem, que com seu exemplo de entrega e convicção pela missão da salvação das famílias para Cristo, nos faz ter esperança para seguir em nossa caminhada.
A figura de João Luiz Pozzobon ainda é muito viva nas terras de Santa Maria/RS. É fácil encontrar os testemunhos e experiências que as pessoas tiveram com este grande homem. João, o homem do caminho, o peregrino, hoje é conduzido a uma outra estrada: a que o levará às honras dos altares. Estrada esta que é percorrida por pessoas que acreditam que ele é um modelo para toda a Igreja. O povo reconhece que neste homem Deus fez grandes coisas, que a misericórdia do Senhor olhou para o “pobre peregrino”, assim como ele mesmo se intitulava. Sabemos que este caminho dos Processos de Beatificação e Canonização são longos e, por isso, a perseverança e o compromisso de manter vivo aquilo que o futuro santo deixou é tão importante.
O Processo de João Luiz Pozzobon foi aberto no ano de 1994, na Arquidiocese de Santa Maria, já passou, nesses 27 anos de história, pela fase de recolher e analisar materiais, elaborar sua biografia, documentar testemunhos e graças alcançadas. No ano de 2008, seus restos mortais foram reconduzidos ao interior da Capela Nossa Senhora das Graças, em Santa Maria, lugar em que João Luiz Pozzobon foi ordenado diácono no ano de 1972. Em 2009 este processo, com 10800 páginas, foi protocolado na Causa dos Santos no Vaticano. No ano de 2020 estava prevista a visita ad-limina de Dom Helio Rubert, arcebispo de Santa Maria, na qual seria também apresentada a Positio do processo. Por causa da pandemia, tudo ficou na situação que estava. Em paralelo, na Arquidiocese de Santa Maria foi aberta uma comissão para investigar um possível milagre atribuído a João Luiz Pozzobon.
A pergunta que fazemos hoje: Como posso inserir-me neste processo? O papel fundamental de todos nós hoje é a divulgação da vida e da obra deste futuro santo. Fazê-lo chegar em cada lar, tal como sua grande obra acontece. Colocar João no coração do povo. O segundo é se você conhece alguma história de graças alcançadas por intercessão de João Luiz Pozzobon, não deixe de comunicar, de nos escrever e relatar (clique aqui para enviar). O terceiro, podemos motivar a fundação de secretariados para a pastoral de João Luiz Pozzobon. Para melhores informações deixamos a disposição o canal de comunicação direto: pobreperegrinojoao@gmail.com.
Por último convido que juntos rezemos a oração pela Beatificação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon.
Deus, nosso Pai, fizeste de João Luiz Pozzobon um esposo e pai exemplar, um amigo dos pobres e um incansável peregrino. Ele dedicou a sua vida a levar a Mãe e Rainha às famílias, hospitais, escolas e presídios, rezando o terço.
Por isso Pai, confiante peço que, se for da Tua vontade, este Teu servo seja beatificado e, por sua intercessão, eu possa receber a graça que tanto necessito: (pedir a graça…).
Assim rezo com Maria, a Grande Missionária, para a Tua Glória, o florescimento da Igreja e a santificação das famílias. Amém.
(Pai-Nosso, Ave Maria, Glória)