Congresso Nacional de Comunicação oferece workshop sobre rádio
Sueli Vilarinho – No dia 1 de setembro de 2021, o workshop proposto pela equipe nacional de comunicadores de Schoenstatt do Brasil aconteceu de forma virtual, com a participação de norte a sul do país.
Os palestrantes, que trouxeram a “memória afetiva do rádio”, com a apresentação da oficina “Somos tua voz: A rádio a serviço da Aliança” foram a radialista Adrina Costa e o jornalista Armando Teixeira, ambos da Rádio Milícia da Imaculada, da Rede Imaculada de Comunicação.
A motivação da palestra foi uma forma de apresentar o radio como opção de evangelização. Hoje, segundo os palestrantes, a rádio é um importante meio de comunicação também na evangelização e está migrando para outras mídias, os meios digitais, sem, contudo, ter perdido espaço para a rádio convencional. Estima-se que 78% das pessoas que moram em regiões metropolitanas escutam rádio todos os dias.[1]
O ouvinte é o mais importante no rádio
Os dois radialistas envolveram os palestrantes com conteúdo de formação e dicas para os iniciantes, sempre salientando que a alma do rádio é o ouvinte. “Ter um programa diário envolve amor, paciência, caridade e empatia com cada ouvinte, seja ele assíduo ou rotativo”.
A Sr. Eliane Romualdo, da União de Mães de Schoenstatt, de Anápolis/GO, diz que estava “muito interessada neste tema”, pois apresenta o programa “A Mãe Rainha em sua casa” toda quarta-feira, na rádio Voz do Coração Imaculado. Eliane comenta: “Fiquei muito feliz em poder participar. O tema foi excelente e muito enriquecedor, com uma linguagem simples, porém muito pedagógica e abrangente. No início do workshop, fez-se um questionamento que me fez refletir, quando foi dito: somos tua voz – a voz de quem? Muito importantes as dicas sobre a linguagem que devemos usar, levando em consideração o público que queremos atingir e também sempre lembrando que estamos representando a Igreja, a serviço de um Movimento. Foi muito enriquecedor, com certeza vou usar esses conhecimentos na produção e elaboração da nossa programação e também fiquei muito feliz em saber que muitas coisas que foram faladas já usamos na nossa programação semanal, principalmente com relação à produção e planejamento”.
No extremo norte do país
Aracy Andrade é coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Diocese de Roraima, no extremo norte do Brasil. Em Boa Vista, a Campanha conquistou um espaço, junto com a Pastoral Familiar, na Rádio Monte Roraima. “Nós já fazemos rádio há algum tempo. O conteúdo serviu como grande orientação, porque muitas instruções que foram ali dadas, umas a gente já corresponde, já realiza, mas tem outras que precisamos cuidar com maior atenção. A gente sabe muito bem que o rádio é realmente uma ferramenta que chega a lugares diversos, então é preciso ter cuidado com o que se está falando, a quem está comunicando e o que se pretende atingir com essa comunicação”.
Aracy comenta sobre o workshop: “A gente vai construindo, a partir daqui, uma nova compreensão de como é que se faz comunicação na perspectiva da Igreja, porque a nossa rádio, da qual fazemos parte, é FM, de ondas médias, e ela chega a vários interiores. Apesar de ser mais jovem que as demais, a gente tem observado que ela tem uma parcela muito grande e significativa de ouvintes. Quando a gente pensa que nós precisamos estar planejando, organizando tudo para não ser apenas um programa qualquer, em especial para as famílias, é um serviço de cidadania. A gente lembra também que não tem só famílias católicas que ouvem, mas temos vários seguimentos. Nosso programa já está há quatro anos no ar e tem um público que escuta a gente com atenção e corresponde, isso é muito importante”.
Também na região sul e sudeste
“Gostei muito da apresentação e desenvoltura da dupla de apresentadores de hoje”, diz o Sr. Adão Leopoldo Jaeger, da Liga de Famílias de Schoenstatt de Florianópolis/SC. Ele apresentou, por certo período, o programa “Tarde com Maria”, na Rádio Cultura AM, que pertence à Comunidade Divino Oleiro. “Inicialmente, fui convidado para falar sobre nosso Movimento. Eles gostaram, porque havia muita audiência e as perguntas dos ouvintes chegavam aos montes. Depois, a apresentadora precisou se ausentar e fui convidado para um mandato-tampão de alguns meses consecutivos. Fazia a programação com muito profissionalismo, escolhendo temas do Movimento que poderiam agradar a grande audiência daquela rádio”.
Em Minas Gerais, Lana de Cássia Andrade, da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt, “estava aguardando ansiosamente por este workshop”. Ela conta: “Como leiga atuante em um programa de rádio semanal, aprendi dicas importantes de técnicas e habilidades que me ajudarão a apresentar o programa com melhor qualidade. Agora já consigo definir com mais exatidão o tempo do rádio”. Lana é uma das apresentadoras do programa “Cantinho de Maria”, que é semanal e transmitido numa rádio comercial da cidade de Itabira. “No programa damos formação sobre a Igreja e o Movimento de Schoenstatt. Também informamos sobre todos os acontecimentos da Diocese e das mais de 50 paróquias que a compõem. Além de músicas católicas, entrevistas, temos o nosso momento oracional, quando apresentamos as intenções dos nossos ouvintes e rezamos o Ofício da Imaculada”.
Participe do próximo workshop
Se você se interessou e deseja participar do próximo workshop, fique atento e anote na agenda:
Data – 6 de outubro
Tema – Igreja em pauta na TV: Caminhos e oportunidades
Palestrante: Lucas Rangel, repórter da TV Vanguarda
Em breve lançaremos as inscrições, participe conosco.
⇒ Mais informações sobre o II Congresso Nacional de Comunicação de Schoenstatt
[1] https://www.kantaribopemedia.com abril 2020