Uma “Black Friday” da misericórdia divina
Karen Bueno – Comprar determinado produto por um preço mais baixo, descobrir promoções que ajudam a economizar, adquirir peças caras por um valor mais acessível… Chegou a “Black Friday”, a sexta-feira em que as lojas e os comércios anunciam grandes descontos e promoções, às vésperas do Natal.
Deixando um pouco de lado a questão do consumismo inconsequente e os conhecidos golpes que todo ano ganham as manchetes (este ano com a facilitação pelo pix), é possível focar numa característica típica em especial: adquirir determinado bem por um preço inferior.
Pensando nisso, vem à mente as palavras do Pe. José Kentenich que definem a Aliança de Amor como um intercâmbio de corações, de bens e interesses. Como num “dia de Black Friday”, pela Aliança de Amor cada pessoa oferece tudo o que tem e, em troca, recebe também o tudo de Maria – parece uma imensa “promoção”, levando em conta o valor tão pequeno que se paga por algo tão precioso.
Pe. Rafael Fernandes escreve: “Não há dúvidas de que o intercâmbio de corações que a Aliança de Amor estabelece com Maria nos favorece. Ela nos dá seu coração e nós lhe damos o nosso: um coração pobre, mas cheio do desejo de ser seu. Um coração com fé, mas com uma fé débil e insegura. Um coração cheio de egoísmos e mesquinharias. […] Damos a ela esse coração, tal como ele é, sem esconder seus limites ou sua pobreza. Isso é tudo o que ela nos pede. Só lhe importa que o entreguemos com inteira confiança e amor filial”.
Além disso, “a Aliança de Amor, ao mesmo tempo em que é uma troca de corações, é também um intercâmbio de bens com a Santíssima Virgem. O que isso quer dizer? Nós nos entregamos um ao outro no mais fundo do nosso ser: nosso coração, mas também tudo o que somos e temos. Tudo isso entregamos a Maria. E ela, por sua vez, nos entrega a riqueza que Deus lhe tem presenteado. Novamente, nós saímos ganhando nessa troca”.
A consagração à Mãe de Deus está longe de assemelhar-se às “transações econômicas”, mas essa troca é, sem dúvida, um grande negócio para aqueles que se aventuram. Entregar o ser pessoal, pequenino e incapaz, recebendo tudo o que a Mãe e Rainha oferece de si mesma e, principalmente, recebendo a Cristo, que é seu maior presente, impulsiona a cada vez mais crescer na vida de Aliança. As seis exigências são um preço muito razoável diante de tudo o que as promessas representam na vida de cada um.
A “Black Friday da Aliança” resume-se bem em uma palavra: misericórdia. Essa é a única resposta para tanto amor, num preço tão acessível a ser pago.
Quer saber o que é a Aliança de Amor? Clique aqui
Trechos retirados do livro: La Alianza de Amor con María, Pe. Rafael Fernandez, pág. 41-46. Editora Patris, 5ª edição