A Liga de Famílias de Schoenstatt, do Jaraguá – São Paulo/SP, no último dia 28, se reúne em grande número, pela primeira vez desde o início da pandemia do Covid 19 em 2019.
Sueli VIlarinho – Uma santa missa repleta de conquistas marca o encerramento das atividades do ano. A celebração celebrada pelo Assessor Pe. Marcelo Aravena, tem também a presença da Assessora, Sra Raquel Padilha, dos dirigentes da Liga Márcio e Eliane Gonçalves e, por volta de 100 pessoas.
Pela primeira vez, a Bandeira da Liga de Famílias de Schoenstatt, com a identificação do Jaraguá – SP, está na procissão de entrada e o Pe Marcelo fez a bênção da bandeira, que traz em seus símbolos o Ideal da Liga de Famílias de Schoenstatt no Brasil.
São José para nossos Santuários Lares
Durante este ano de São José, instituído pelo Papa Francisco, alguns grupos conquistaram imagens de São José para seus santuários Lares e uma imagem dele também foi conquistada para a Casa de Maria, pertencente à Liga de famílias no Jaraguá. O Grupo Luz das Famílias Unidos com Maria, após 2 anos de estudos, conquistou a Imagem de São Miguel Arcanjo para seus Santuários-Lares. A bênção das imagens acontece no final dessa missa.
O grupo Sim III conquistou, durante este tempo de pandemia, o nome de Grupo que é anunciado no final da celebração: Amor de Maria, uma família de Fé e Murilo Christão explicou os símbolos que eles usam na camiseta: O Coração é o maior amor a nossa Mãe e respeito um pelo outro no grupo, dentro do coração tem Nossa Senhora que representa a parte espiritual, Mãe e Filho em respeito a família.
Com Maria em nossos corações
Na homilia Pe. Marcelo conta com a ajuda de Maria: “Caminhemos com Maria em nossos corações, neste Advento, para que Cristo, o verdadeiro Messias, nasça em nós e esteja presente em todas as realidades humanas, especialmente em nossas famílias. Que este seja nosso principal objetivo ao nos prepararmos para uma bela e abençoada celebração natalina”.
Lucy e Luciano apresentaram o novo grupo SIM VI que se formou on-line, devido a pandemia, e pela primeira vez encontraram-se como grupo.
A Sra Raquel Padilha dirige sua palavra a todos: “Terminamos o ano litúrgico, iniciamos o Advento e, em pouco tempo, também vamos terminar o ano civil. É um momento para cada um agradecer a Deus por este ano, o nome do grupo novo expressa o que temos em nosso coração e experimentamos neste tempo: o Amor de Maria. Somos o filho predileto de Maria. Assim vivemos este tempo de pandemia, no qual cada um teve desafios e dores, mas esta experiência do amor de Maria nos marcou e convida cada um a refletir:
O que quero agradecer a Deus, principalmente, depois da pandemia?
Vamos avançando e nos encontramos agora fisicamente, agradecemos as conquistas que tivemos este ano, nome de grupo, Santuários -Lares, nos tempos mais difíceis. Dizia o nosso Pai e Fundador. Pe. José Kentenich, que quando surge mais a vida espiritual, também crescemos mais na entrega, confiança e amor a Deus. Por isso, queremos responder com amor. Perguntemo-nos qual será a nossa resposta como grupo e como Liga.
Agradecemos o ano de São Jose, sua presença silenciosa em cada um de nós, pois nosso trabalho silencioso e firme é fundamental. Assim como o de São José. Agradeço a cada um pela fidelidade e entregamos nossas dores e dificuldades, pois assim também experimentamos o amor de Deus, agradecemos os novos dirigentes da Liga deste ano que mantiveram o espírito de união da família”.
Pe. Marcelo convida para que, aos poucos e com segurança, que os grupos voltem a se encontrar para as atividades.
Em seguida, seguimos em procissão até a casa da Liga, onde São José foi entronizado, na sala principal: Cenáculo, com uma breve oração, e seguiu-se um café comunitário para todos os presentes.