Quinto dia da Novena de Natal
São meses de muita alegria, nessa jovem família, que se prepara para o nascimento do Filho, que é de Deus e de José ao mesmo tempo. Com certeza, José e Maria rezam diariamente e, quando vão para a sinagoga, onde ouvem ressoar, durante a oração dos Salmos, que o Deus de Israel é um Deus de ternura, que é bom para com todos e “a sua ternura repassa todas as suas obras”[1].
Essa ternura divina preenche seus corações e tece o melhor enxoval para acolher o pequeno Jesus. Sim, no ventre materno, o pequenino já é chamado pelo nome, pelo pai e pela mãe, pois o anjo disse a José: “Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus”[2]
Deus muda seus planos mais uma vez. De repente, “apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra… Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade”[3]. E agora? O que fazer? Podemos imaginar a aflição do jovem casal, quantas vezes rezaram e conversaram sobre como cumprir a lei e, ao mesmo tempo, ter segurança na hora do nascimento de Jesus. Quando decidem ir, abandonam-se à Providência Divina e vão com alegria, caminham bendizendo ao Senhor e procurando os sinais de sua presença. “Ele cuidará de tudo!”, assim dizem um para o outro.
“José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa, Maria, que estava grávida”[4].
Com essa narração, “São Lucas tem o cuidado de assinalar que os pais de Jesus observavam todas as prescrições da Lei. Em todas as circunstâncias da sua vida, José soube pronunciar o seu ‘fiat’, como Maria na Anunciação… Na sua função de chefe de família, José ensinou desde cedo Jesus a fazer a vontade do Pai.”
Aplicar em minha vida:
José nos ensina que também a história da nossa salvação e de nossa família se realiza, em meio a esperanças e sofrimentos, em experiências profundas de nossas fraquezas e limites, que nosso sim a Deus inclui obedecer às regras e as leis civis. – Quais são os planos que você precisou mudar nos últimos dias? Como você pode fazer desse Natal uma profunda e alegre vivência do nascimento de Jesus, dentro das restrições impostas com os cuidados para não ampliar a contaminação com a Covid-19? |
Texto: Ir. M. Nilza P. da Silva
Rezemos com Maria e com São José:
Vem Jesus, ó Rei divino,
ao meu pobre coração.
Eu te espero com saudade,
alegria e gratidão.
Se o mundo te rejeita,
com dureza e rigor,
Minha alma te acolhe,
com ternura e amor.
Introdução da novena |
1º dia: E o nome da Virgem era Maria |
2º dia: Não tenhas medo |
3º dia: O sim de José uniu-se ao sim de Maria |
4º dia: José recebeu Maria como sua esposa |
[1] Salmo 145,9
[2] Mt 1,21
[3] Lc 2,1-3
[4] Lc 2, 4-5
Excelente iniciativa para ajudar a preparar a Noite Santa, que se aproxima!
Pra maminha familia está sendo muito bom todo essa preparação para o natal a vinda do senhor.momento difíceis temos passado com acontecimentos nunca visto nesta época.estacajudandi muito a refarzermoa nossa prática física e espiritual familia e em contato com outras cristãos em particular..as redes sociais muito útil nesta época.