Nono dia da Novena de Natal
Logo mais é Natal! Jesus virá! “Nossa casa” está preparada? Com José e Maria, queremos dar os últimos retoques, sobretudo em nosso coração. Vamos olhar para a estrela e seguir o seu caminho, sem nos deixar influenciar por aquilo que não é essencial.
Festejaremos unidos a todos da família e ao mesmo tempo, cada um em sua casa. Assim foi também em Belém. Não havia ali parentes, mesa com ceia e nem tinha celulares e internet para compartilhar fotos ou realizar encontros virtuais. O que levou os pastores e os reis a encontrarem Jesus, com José e Maria, foi olhar para cima, mudar os planos e seguir a luz que veio do alto.
O Natal deste ano pode ser o mais verdadeiro que já celebramos até agora, se seguirmos o exemplo de São José, não colocando no centro o sacrifício que fazemos, mas, o amor que temos e que transborda em doação e entrega.
O Papa Francisco diz que é assim que “José exerceu a paternidade durante toda a sua vida. Não se nasce pai, torna-se tal… E não se torna pai, apenas porque se colocou no mundo um filho, mas porque se cuida responsavelmente dele… A lógica do amor é sempre uma lógica de liberdade e José soube amar de maneira extraordinariamente livre. Nunca se colocou a si mesmo no centro; soube descentralizar-se, colocar Maria e Jesus no centro da sua vida. A felicidade de José não se situa na lógica do sacrifício de si mesmo, mas na lógica do dom de si mesmo.”[1]
A alegria do amor que diz sim. Durante esses dias, meditamos como São José constantemente precisou mudar os seus planos e dar um sim aos planos de Deus. É isso que precisamos fazer, se queremos encontrar a Jesus, nesta Noite Santa, e inclinar-nos para adorá-lo. “Para encontrar Jesus, deve-se planejar um itinerário diferente, deve-se tomar outro caminho: o d’Ele, o caminho do amor humilde… Maria e José, os pastores, como os Magos, deixaram suas casas e tornaram-se peregrinos pelos caminhos de Deus. Com efeito, só encontra o mistério de Deus quem deixa os próprios apegos mundanos e se põe a caminho… não se colocam no centro, mas se prostram aos pés d’Ele, que é o centro… vão até o Senhor, não para receber, mas para dar.
Perguntemo-nos: no Natal, levamos algum presente a Jesus, pela sua festa, ou trocamos presentes apenas entre nós?”[2]
Jesus nasce hoje! Vamos até Belém e encontremos Maria, José e o Menino! Levemos a eles os nossos presentes! Então, se faz Natal em nossa casa, em nosso coração!
Na alegria de José e Maria, adoremos o Menino Jesus: Feliz Natal! |
Texto: Ir. M. Nilza P. da Silva
Rezemos com Maria e com São José:
Vem Jesus, ó Rei divino,
ao meu pobre coração.
Eu te espero com saudade,
alegria e gratidão.
Se o mundo te rejeita,
com dureza e rigor,
Minha alma te acolhe,
com ternura e amor.
[1] Patris Corde, 7
[2] Papa Francisco, 6.1.2019
Gostei muito de participar da novena de Natal. Recordei as vivências da novena de Natal no Colégio Mãe de Deus.