Duas experiências internacionais ao redor do Santuário Original
Karen Bueno – Imagine ter a chance de acordar todos os dias ao lado do Santuário Original de Schoenstatt, visitar lugares histórico para nossa Obra, conhecer pessoas e fatos que marcam os mais de 100 anos do Movimento?! É isso o que propõem duas experiências internacionais oferecidas à Juventude de Schoenstatt: a Escola Internacional de Líderes (para homens) e o Schoenstatt Zeit (para mulheres). Na virada de 2021 para 2022, dois jovens brasileiros tiveram a oportunidade de participar dessas experiências: Giovanna Formigoni fez parte da última edição do Schoenstatt Zeit, já Guilherme Henrique Ribeiro da Silva permanece na Alemanha para a Escola Internacional de Líderes.
Schoenstatt Zeit – Algo que marca a vida toda
Giovanna Formigoni é de São Paulo, do Jaraguá, e passou um mês em Schoenstatt, de 26 de novembro até 26 de dezembro de 2021. O programa “Schoenstatt Zeit” é oferecido pelas Irmãs de Maria para que as integrantes da Jufem tenham a chance de conhecer e experimentar as graças do lugar de origem da nossa Obra.
O programa oferece um “zeit” (tempo) especial no qual as jovens recebem formação, vivências, passeios e retribuem com trabalhos domésticos. “Minha experiência foi muito boa, foi uma das melhores que já tive na vida, porque foi um momento de muito aprendizado e autoconhecimento, pelo qual pude conhecer tudo o que sempre ouvia e conhecia apenas por fotos. Participar do Schoenstatt Zeit me trouxe uma nova visão sobre Schoenstatt, sobre o Pe. Kentenich e sobre meus ideais”, comenta Giovanna.
Além dela, também participaram Ximena Tkachik e Patricia Fullaondo, do Paraguai, Catalina Velasco, Florencia Lopez, Valentina Aleuy e Rosario Jara, do Chile.
Giovanna conta: “O que me marcou muito foi ir ao campo de concentração de Dachau. Nunca tive uma conexão muito grande com o Pe. Kentenich, mas em Dachau eu conheci o jeito que ele lidava com tudo ali dentro, foi uma experiência muito boa e que me fez ter a certeza de que eu queria selar minha aliança filial, deixando que o Pe. José Kentenich me auxilie ainda mais no caminho da minha autoeducação”.
⇒ Mais fotos do Schoenstatt Zeit
Escola de Líderes – “Isso não tem preço”
A Escola Internacional de Líderes da Juventude Masculina, promovida pela comunidade dos Padres Schoenstatt, atualmente sob a responsabilidade do Pe. José Luís Zabala e assistência do Pe. Tommy Nin Mitchell, está acontecendo entre os dias 28 de dezembro de 2021 e 29 de janeiro de 2022, em Schoenstatt, mais propriamente na Casa da Aliança.
19 jovens, de seis países, estão presentes: Patricio López Sanabria, Gustavo Rolando Monti, Joaquín Ossés, Santiago Pierobon, Francisco Ugarte, Mateo Ugarte e Francisco Verdaguer, da Argentina; Alfredo Schiaffino, do Uruguai; Rito González, Dimas González, Jesús Almada e Carlos Vergara, do Paraguai; José Manuel Vicuña e José Plaza, do Chile; Daniel Gómez de la Garza, Bruno De la Follye de Joux Gomez, Enrico Mendez e Manuel Cruz, do México; Max Umaña Vieto, da Costa Rica.
Guilherme Henrique Ribeiro da Silva, de Abatiá/PR, também está presente e diz: “Confesso que senti certo receio por ser o único brasileiro participando da Escola, mas a confiança filial falou mais forte. Apresentei meu desejo à Mater e Ela cuidou de tudo. Eu me sinto muito bem com a comunidade que formamos. Embora de diferentes países, temos em comum o amor por Schoenstatt. Desde que cheguei, eu me sinto em casa, afinal, para todo schoenstattiano o Santuário é nosso Lar – mais ainda o Original. Minha experiência tem sido muito positiva, até agora de dias intensos de formação e vinculação, de conhecer lugares importantes para a Obra de Schoenstatt e encontrar com personalidades schoenstattianas que vêm nos transmitir algo sobre Schoenstatt neste tempo de Escola”.
Além das vivências, formação e passeios, os rapazes ajudam em trabalhos manuais e reformas. Falando sobre sua experiência, Guilherme conta: “Inflama-me o coração poder estar vivendo por um mês na Casa da Aliança, tão próximo ao Santuário Original, em um importante edifício que abrigou capítulos decisivos da história do Movimento. Aqui viveu o Pe. Kentenich por longos anos e pregou inúmeros retiros. Também aqui aconteceram atividades do Movimento, como a formação dos primeiros assessores do Movimento de Schoenstatt, entre tantas outras coisas na história. Estar aqui é presente da Mater. Creio que não conseguiria expressar com palavras essa experiência ímpar que estou vivendo. Mais que conhecer a história, estou sentindo o carisma, e isso não tem preço”.
⇒ Mais fotos da Escola Internacional de Líderes