Rumo aos 50 anos de graças
Sueli Vilarinho – A Liga de Famílias de Schoenstatt do Jaraguá, São Paulo/SP, deu início ao seu ano jubilar de ouro no dia 15 de janeiro de 2022. A santa missa, presidida pelo Pe. Gustavo Hanna Crespo, abriu um novenário como preparação espiritual.
Em 15 de setembro de 1972, os primeiros casais formaram a Liga no Jaraguá, juntamente com os primeiros Padres de Schoenstatt do Brasil. Abrindo a caminhada jubilar, estavam presentes os dirigentes locais da Liga de Famílias, Márcio e Eliane Gonçalves, muitos casais do ramo e peregrinos.
Pe. Gustavo, em sua homilia, salientou o atuar da Providência e deu motivação para a comemoração do Jubileu. Assim se expressou: “Um Jubileu é recolher aquilo que foi vivido neste lugar e projetar também aquilo que queremos presentear e oferecer para a próxima geração. […] Por este lugar, a Mãe de Deus convoca e quer formar, pertinho dela, muitas e santas famílias”.
Sobre o evangelho, ele diz: “As bodas de Caná mostram que Jesus está no centro da família. […] O relato do Evangelho não coloca Jesus enchendo as talhas, mas sim pessoas que as enchem. Quando formamos comunidades, um com o outro, com a ajuda [dos demais] enchemos as talhas que faltam em nossas vidas. Por isso formamos comunidades. Aqui, nos grupos de vida em Schoenstatt, outros caminham junto e nos ajudam no caminho de santidade”.
Pe. Gustavo também afirma: “A figura de Maria, que intercede, que está junto daqueles que mais precisam, daqueles que estão em situações complicadas, aponta para o Senhor. Que em nossas vidas possamos ter, nas aflições, outros que as amenizem”. E estimula: “Peçamos a graça de dizer que, por amor à Mãe de Deus, por amor a Jesus, não nos calamos, para que outros possam sentir o que sentimos, neste caminho de santidade. [Coloquemos] nossos dons e nossos talentos à disposição, onde melhor possamos servir, com o que cada um pode oferecer, e formemos assim o corpo místico que é a Igreja”.
Um ano de alegrias e de graças
Pe. Gustavo abençoou as flores que foram ofertadas aos participantes da missa: as flores representam a alegria por esses 50 anos de frutos gerados pela Liga de Famílias do Jaraguá.
O assessor local do ramo, Pe. Marcelo Aravena, enviou cordial saudação e bênção, dizendo: “Vivamos este Ano Jubilar 2022 com especial entusiasmo e dedicação. Queremos famílias santas, missionárias, muito alegres e esperançosas. Vamos rezar e trabalhar para que este ano seja um ano de muitas bênçãos e conquistas”.
A Sra. Raquel Padilla, assessora local, também enviou sua saudação, definindo este ano como um tempo de alegria e de graça: “Nossa Mãe nos chama para que este ano seja um tempo de graça e renovação. Ela confia em nós e deposita em nosso coração essa grande e nobre missão de ser testemunho do verdadeiro amor de Deus para com a humanidade através do amor familiar e esponsal, reflexo do amor Trinitário. Que seja um ano de um novo e renovado impulso para conquistar novas famílias e renovar nosso sim, vivendo nosso ideal de ser ‘Santuário vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo’”.
Texto e mensagens completas no blog: ligadasfamiliasdojaragua.blogspot.com