Veja como foi o Encontro Nacional de Dirigentes da Jufem Brasil
Ana Cecília Santos – Nos últimos dias 28, 29 e 30 de janeiro, dirigentes da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) se reuniram à sombra do Santuário Tabor Matris Salvatoris, em Salvador/BA, para o Encontro Nacional de Dirigentes (END). Este momento, além de ser o primeiro evento realizado presencialmente após o início da pandemia, foi o primeiro encontro da Jufem, a nível nacional, realizado no regional Nordeste.
Na sexta-feira, 28, as meninas puderam aproveitar um pouco de Salvador durante um passeio turístico-religioso, na qual visitaram diversas igrejas e memoriais, além de outros pontos culturais da cidade. No início da noite, deu-se início oficialmente o END com uma bela oração inicial na frente do Santuário e a apresentação dos regionais. O primeiro dia do encontro foi encerrado com um momento de adoração ao Santíssimo.
A programação do segundo dia iniciou com uma palestra da Ir. Adriane Maria Andrade, sob o título “Agora tendes a melhor ocasião, Talita Kum!”. Nela, a assessora buscou fazer uma leitura do mundo atual, dos problemas que a juventude enfrenta e relacionar com o a frase de impulso do END — “Talita Kum” (Mc 5, 41), que significa “Menina, levanta-te” — incentivando as jovens a pensarem na resposta que dariam àquilo.
Lis Maria de Souza, da Jufem de Guarapuava/PR, reflete sobre como o END 2022 foi esclarecedor ao chamado do Pai para o tempo de hoje: “Esse tempo requer de toda a Jufem uma resposta genuína de amor, entrega e renúncias, tomando convicção do nosso ideal e assumindo nossas responsabilidades como personalidades puras, fiéis e nobres”, diz. O cronograma seguiu com trabalhos em grupos para a elaboração do lema do ano, processo que contou com intensa discussão e contribuição de todas as participantes.
Ainda no sábado, após a Santa Missa, foi dado início à discussão sobre diretrizes nacionais para a Jufem e as Apóstolas, buscando promover uma maior unidade nacional por meio da elaboração um “manual das dirigentes”. Para o jantar, as meninas puderam provar alguns pratos típicos da culinária local, como acarajé, vatapá e caruru, todos oferecidos por autênticas baianas à caráter. A noite foi encerrada com uma vivência em frente ao Santuário.
No domingo, as dirigentes finalmente definiram o lema que guiará a Jufem nos próximos dois anos: “Filha Tabor, levanta-te. Agora é o tempo”. Muito profundo e cheio de significado, ele está em harmonia com a Família de Schoenstatt Brasileira que celebra os 75 da proclamação do ideal Tabor. A manhã seguiu com a apresentação sobre a elaboração do material permanente para as Apóstolas de Maria, despedidas das “Sempre-Jufem’s” (integrantes que deixam a Juventude Feminina e passam a outros ramos, comunidades ou diferentes caminhos vocacionais) e agradecimentos à Equipe Nacional.
A Missa de encerramento ocorreu de forma festiva, em comemoração aos 25 anos da Jufem Nordeste. A celebração culminou com a coroação da Mãe de Deus com a coroa RTA, conquistada com intensas ofertas ao Capital de Graças, oferecidas durante todo o encontro pelas dirigentes presentes e especialmente pela Jufem de Salvador, que ofereceu o ato pela fecundidade da juventude no local.
No envio, realizado junto à estátua do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, as dirigentes assumiram o compromisso de reavivar a sua Jufem local, transmitindo o espírito do Talita Kum impresso no lema. O encontro foi encerrado com um almoço festivo e bolo de comemoração pelos 25 anos da Jufem Nordeste.
A jovem Nilkelly Dornelas, da Jufem de Olinda/PE, fala um pouco da sua experiência no END, o primeiro que participa: “Estar unida a tantas meninas de diferentes locais, que têm um mesmo propósito de levar a nossa espiritualidade com o ardor da juventude feminina às nossas cidades, foi como recarregar as energias que nos impulsionam a conduzir a missão. Foi uma alegria ver tanto empenho e dedicação das dirigentes e assessoras e poder fazer parte de tudo. O resultado serão dois anos de história que vamos construir guiadas por nosso lema, com unidade e fecundidade”.
Ainda durante essa semana, duas representantes de cada regional e as assessoras seguiram reunidas para a elaboração do livro do ano, material utilizado para aprofundar o lema e as correntes de vida que o envolvem.
Ana Cecília Santos
Jufem de Garanhuns/PE