O recomeço das atividades do ano é marcado pela acolhida das novas famílias
Suzana e Licério Fritzen – No último sábado de janeiro de 2022, dia 29, a Liga de Famílias de Schoenstatt de Santa Cruz do Sul/RS teve a alegria de acolher 9 casais novos em suas fileiras.
O primeiro momento do encontro foi a participação na Santa Missa, celebrada na Catedral São João Batista. Após, os integrantes da Liga reuniram-se na Sala de Catequese, onde foram acolhidos com um lanche e com a apresentação dos atuais membros do ramo. Nessa dinâmica, o marido apresentava sua esposa e a esposa apresentava seu marido, porém, eles podiam falar somente durante o tempo em que um palito de fósforo se consumia em sua chama. Assim, deviam ser sucintos e objetivos. A brincadeira gerou um momento alegre e descontraído, cada um deixou transparecer algo de sua originalidade e temperamento.
Luana e Igor Faccin, casados há quase 15 anos e pais de dois filhos, chegaram ao encontro movidos por um convite e pela curiosidade: “Fazemos parte da Pastoral Familiar e recebemos o convite da Ir. M. Ângela Zam para participar da Liga de Famílias. Confesso que fomos ao encontro com o objetivo apenas de conhecer, com o coração inquieto e sem entender por que estávamos lá. Mas, a Boa Mãe nos falou logo que chegamos, ‘se estão aqui é porque a Mãe os escolheu’. Aí veio a primeira resposta”.
Eles continuam contando: “O encontro foi muito rico. Pudemos conhecer novos casais, ouvir e falar o que cada um representa ao outro, ver novas famílias buscando o mesmo, marcando os próximos encontros…” Mas… “As dúvidas continuavam e o coração estava inquieto sem entender, mas na certeza de onde buscar as respostas e a ajuda”.
A decisão de ingressar na Liga veio pelo olhar aos acenos da Divina Providência: “No dia seguinte ao encontro participamos de uma linda celebração com Pe. Ezequiel [Perin] e através de suas palavras novamente a Mãe nos respondeu. Ela nos escolheu, quer nos levar até Jesus, precisamos de sua intercessão para realizarmos aquilo que o Senhor confiou a nós. O Senhor quer famílias para Ele e a Boa Mãe nos conduzirá”, dizem Luana e Igor.
Atividade para a família
Em paralelo, os filhos tiveram uma atividade à parte, estando com eles a dirigente das Apóstolas de Maria, Patricia Stülp, não faltando energia, alegria e descontração para o grupinho, com crianças de 3 a 12 anos.
Os casais foram distribuídos em dois grupos menores (grupo Pe. Kentenich e grupo Mãe e Rainha) e cada grupo teve o primeiro contato com seu dirigente, que são os casais Jucialiano e Veridiana Calliari, Mauro e Carolina Schwengber. Ao final do encontro todos visitaram o Santuário, onde realizaram a oração final.
Segundo Veridiana e Juciliano, “ao longo de 2021 a Mãe Três Vezes Admirável veio ‘chamando e convidando’ novas famílias, novos instrumentos dispostos a trabalhar em prol da edificação do Reino de seu filho Jesus”. E mencionam: “Que imensa alegria para nós iniciarmos o novo ano com o SIM de cada casal. Trabalharemos juntos, a fim de que, de nossas famílias, brote um novo florescer vocacional para nosso Movimento e para a Igreja. Que nosso fundador, Pe. José Kentenich, neste ano jubilar nos conceda as graças necessárias para revelar-nos ainda mais as glórias e magnificência de nossa Rainha de Schoenstatt por meio de nosso Ideal Brasil Tabor”.