Não é todo dia 18 que a Josiane Marques, de Guarapuava/PR, pode estar presente no Santuário de Schoenstatt para renovar a Aliança de Amor. Ela estuda Enfermagem e trabalha em um hospital, por isso, muitas vezes ou está na universidade ou no trabalho. Como ela faz, então, para celebrar o dia da Aliança estando longe do Santuário? Confira seu testemunho:
Renovar a Aliança de Amor é vivificar dentro de nós a chama do amor pela missão de Schoenstatt. Portanto, os dias 18 de cada mês devem se tornar dias de especial atenção, quando provamos a fidelidade àquilo que um dia nos comprometemos diante da Mãe de Deus em seu Santuário. O trabalho, o estudo, tantos outros acontecimentos e rotinas diárias… nada deve impedir a renovação da Aliança de Amor para uma alma verdadeiramente schoenstattiana!
Particularmente, passo geralmente esses dias no trabalho ou no estudo. Já experimentei muitas vezes a questão de não poder ir fisicamente ao Santuário. No entanto, tenho meu Santuário Lar, o lugar para o qual eu me dirijo e encontro a atmosfera sagrada para lembrar e renovar minha pertença à MTA.
Já quando estou no trabalho ao longo do dia, ou na faculdade, procuro me dirigir espiritualmente ao Santuário, com pequenas pausas de silêncio, por meio de jaculatórias e contribuições ao Capital de Graças. Tudo isso me faz sentir que o dia vai “além do normal cotidiano”.
Fui construindo, por assim dizer, esse costume dentro de mim ao longo dos anos, amadurecendo aos poucos. Cada dia é um dia de decisão se realmente quero tornar a Aliança de Amor uma cultura para minha vida e muito mais, irradiar essa entrega à Mãe de Deus para quem convive comigo. Esse exercício faz com que os dias de renovação da Aliança de Amor não sejam somente um dia específico no mês, mas sim se intensifiquem ao longo de minha jornada. Tudo isso faz com que os sacrifícios, as alegrias, todo o cansaço físico do trabalho se tornem meu caminho de santidade.
No meu trabalho, no hospital, já aconteceu de encontrar pessoas que nas conversas encaminhei para Schoenstatt e para selar a Aliança de Amor, pelo apostolado que a Aliança de Amor cultiva dentro do meu coração.
Já aconteceu de, nos dias de prova na faculdade, pedir para a professora mudar a data para eu poder faltar naquele dia e ela aceitar, depois que contei que o motivo era ir à Missa de renovação da Aliança de Amor.
Esses são pequenos milagres que a Mãe opera por sermos fiéis à Aliança de Amor e pela fidelidade de renovarmos, onde quer que estejamos, o nosso compromisso de amor! A renovação depende muito de nós e de nosso esforço!