Rezemos pelas famílias, em espírito de Aliança e de solidariedade
Karen Bueno – A Família de Schoenstatt de Petrópolis/RJ vive um dia da Aliança diferente e desafiador. Como foi noticiado em todo país, a cidade enfrenta graves deslizamentos de terra, com a morte de 120 pessoas, até o momento, e mais de 100 desaparecidos.
A Sra. Jorgina Antunes, da União das Mães de Schoenstatt, conta: “Aqui é uma situação parecida com um pós-guerra. Amigos, vizinhos, conhecidos, soterrados, desabrigados, com iminência de mais deslizamentos. Helicópteros estão sobrevoando o tempo todo e sirenes de alerta nos deixam mais aflitos”.
A coordenadora diocesana da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, Sueli Alves, convida especialmente a rezar: “Temos uma coordenadora da Mãe Peregrina na Paróquia de Pedro do Rio/RJ que perdeu o filho nessa tragédia. São muitas pessoas atingidas! Pedimos as orações de todos pelas famílias”.
As lideranças do Movimento estão se mobilizando para ajudar. Sueli explica: “Conversamos e entendemos que nesse primeiro momento vamos continuar dando apoio ao trabalho das paróquias, que estão todas mobilizadas nesse sentido, porque até o acesso à cidade de Petrópolis ainda está complicado. Mas, graças a Deus, todos estão colaborando”.
As paróquias da cidade e a Diocese se tornaram polos de acolhida e suporte para as famílias desabrigadas. Centenas de doações foram recolhidas e distribuídas.
Renovando a Aliança diante da tragédia
Neste dia 18, dia da Aliança de Amor, os schoenstattianos de Petrópolis renovam a Aliança em espírito de união e solidariedade mútua. “Creio, confio e espero que nossa Mãe está cuidando de tudo perfeitamente. Ela é a grande missionária que nos ajudará nesta situação de tragédia. Quando nosso próximo está passando por dores profundas de perdas humanas, é um pedaço de nós que morre um pouco também. Suas casas, seus pertences, suas histórias foram levados pelas avalanches. Sei que temos que erguer os braços para ajudar, mas no momento não sabemos nem bem como começar. Pela força da Aliança de Amor seremos abastecidos de ânimo e coragem para reconstruir nosso caminho e missão de levar Cristo a todos os lugares, com Maria nossa Mãe e Educadora. É preciso, mais do que nunca, viver o nada sem vós, nada sem nós”, diz Jorgina Antunes.
A cidade de Petrópolis conta com estes ramos e comunidades do Movimento de Schoenstatt: Liga das Mães, União das Mães, Liga de Famílias, Campanha da Mãe Peregrina e Terço dos Homens Mãe Rainha.
Mensagem do Papa Francisco
O Santo Padre, Papa Francisco, enviou neste dia 18 um telegrama de pesar ao bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão Neto, pelas vítimas do temporal.
O texto, assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, afirma que “ao tomar conhecimento com profundo pesar das trágicas consequências do deslizamento de terras nessa cidade”, o Santo Padre “confia ao senhor bispo transmitir às famílias das vítimas as suas condolências e a sua participação na dor de todos os enlutados ou despojados de seus haveres. Pedindo a Deus Pai de misericórdia eterno repouso para os falecidos, conforto para os sinistrados aos quais deseja pronto restabelecimento e serenidade e consolação da esperança cristã para todos os atingidos pela dolorosa provação, envia a quantos estão em sofrimento e a quantos procuram aliviá-lo propiciadora bênção apostólica”.