Jesus nos traz as respostas na liturgia de hoje
Pe. Marcelo de Souza – Estamos no Sétimo Domingo do Tempo Comum. Jesus, no Evangelho, está nos perguntando: “Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis?” Perguntas que exigem respostas!
Olhando para nossa vida: Como sei que estou amando? Como sei que estou fazendo o bem? Jesus nos ajuda nas respostas, ou melhor, nas atitudes que são nossas verdadeiras respostas: Não julgando! Não condenando! Perdoando… Jesus ainda nos recorda: “Sede Misericordiosos, como também o vosso Pai é Misericordioso”. Como nos esquecemos disso! Deus sempre nos olha com misericórdia – não julga, não condena, perdoa. Muito diferente de nós, que julgamos, condenamos, não perdoamos! Um desafio a ser vencido…
Schoenstatt pode nos ajudar a vencer esse desafio? A espiritualidade que nasceu no Santuário de Schoenstatt provoca transformação. Provoca uma “Transformação Interior”, uma das três graças que recebemos no Santuário. A graça da transformação interior torna fecundo o esforço de vencer em nós o “homem velho”. A graça da transformação interior torna-nos sensíveis à voz de Jesus e nos faz mais dispostos a seguir a vontade do Pai; liberta-nos de muitas escravidões, como: julgar e condenar, atitudes que freiam nosso crescimento interior, que nos tira da prisão do “eu” para nos tornar pessoas abertas ao “tu” e dispostas a servir aos irmãos, a ser, na verdade, um “homem novo” em Cristo Jesus.
Com a Segunda Leitura queremos ainda nos perguntar: Que imagem reflito? Uma imagem terrestre? Ou uma imagem celeste?
Quero terminar minha reflexão rezando uma pequena oração do Rumo ao Céu (609), que diz: “Torna-nos semelhantes à tua imagem, como tu passemos pela vida: fortes e dignos, simples e bondosos, espalhando amor, paz e alegria. Em nós percorre o nosso tempo, preparando-o para Cristo”.
Perdoar sempre será a melhor escolha! E para que essa escolha seja maior a cada dia: Cristo precisa crescer em nosso interior e precisamos refletir mais a imagem de Maria… Não se esqueça disso! Amém!
Leituras deste domingo, 20 de fevereiro de 2022:
1ª Leitura – 1Sm 26, 2.7-9.12-13.22-23
Salmo – Sl 102
2ª Leitura – 1Cor 15, 45-49
Evangelho – Lc 6, 27-38