Katia Regina da Silva Peixer/Ir. M. Nilza P. da Silva – Como Família de Schoenstatt Tabor Magnificat, Curitiba/PR, estamos unidos, focados no olhar glorioso de Cristo e nos colocamos como instrumentos nas mãos de nossa Mãe e Rainha. O encontro Conexão Tabor reuniu mais de cem participantes, junto ao Santuário, no dia 5 de março, para refletir juntos sobre os 75 anos de nosso Ideal Tabor, preparando-nos para a TaborFest III.
O Conselho do Santuário Tabor Magnificat acolheu a Família de Schoenstatt e as novas Irmãs de Maria, que chegam para somar a nossa Família. Após a oração de abertura, conduzida por Ana Paula e Guilherme Paiva, do Instituto de Famílias, a presidente do Conselho, Katia Regina da Silva Peixer, relembrou os lemas que uniram a família de Schoenstatt nos últimos anos, como eles correspondem perfeitamente a realidade em que vivemos a cada novo tempo, estimulando a toda Família de Schoenstatt no Brasil a olhar sempre à frente.
O máximo é transfigurar!
Na sequência, o Pe. Marcelo de Souza falou sobre o lema atual: Família Tabor transfigura hoje a realidade, dando destaque na palavra “Transfigura”: Somos o Movimento de Schoenstatt e nossa missão é Transfigurar. Estarmos no Santuário é muito bom, mas temos que sair do Tabor. Como Pe. Kentenich dizia: Cada um de nós deve atingir o grau mais elevado que se possa imaginar da perfeição e santidade.
O máximo é transfigurar! Transfigurar tem algo próprio: o rosto glorioso de Cristo, com o qual tudo se torna transparente, tudo é visto a partir do olhar de Jesus. A partir do nosso rosto que se torna o rosto glorioso de Jesus, vamos mudando outros rostos, transfigurando os rostos das pessoas ao nosso redor em qualquer lugar que estejamos. O padre finaliza dizendo que na nossa espiritualidade, Maria, também teve esse olhar, o olhar transfigurado. Que Ela nos ajude a não esquecer que a transfiguração do outro parte de cada um de nós.
Uma Tenda que gera a conexão Tabor
Então, Heloisa Maroch, da Jufem e Gisele Peixer da Lafs, falam sobre os Podcasts com temas sobre a Missão Tabor e seus 4 elementos: Tabor Bíblico, Tabor das Glórias de Maria, Filho Tabor e Missão Tabor. Felipe Azevedo e Jeann Hamm, Jumas, fazem uma dinâmica para nos falar sobre as Colunas de Schoenstatt: Masculina, Feminina e de Famílias. Nessa dinâmica, erguemos uma grande tenda de tecidos, simbolizando o nosso Tabor Magnificat, na qual cada um de nós faz parte de uma das grandes colunas de sustentação.
Para que as colunas tenham seus alicerces firmes, todos os presentes foram convidados a escrever os seus nomes na coluna a qual pertence, simbolizando o seu vínculo e comprometimento. Depois de todos colarem seus nomes, nossa tenda estava firme, e com o compromisso de seguirmos em frente, unidos e sempre com o olhar atento para os demais membros da Família de Schoenstatt.
Que bom é estar em Família!
O intervalo do almoço foi um momento de interação, para matar a saudade de tanto tempo distanciados, devido a pandemia! Enquanto os pais, participavam das atividades da Conexão Tabor, seus filhos estavam com recreação dirigida, com muita alegria e disposição.
Ana Maria Bianchi, da Liga das Mães partilha: “Acho que posso dizer que estamos melhores a cada ano. Recarregar as energias, valorizar cada abraço, cada sorriso mesmo que atrás de máscaras. O conselho unido, dividindo tarefas, os ramos com atuação participativa, tudo como Pe. José Kentenich idealizou desde o início. Estar no Santuário e beber da fonte é sempre muito bom. Mas, nada se compara com um dia cheio de aprendizado, troca, confraternização e ainda comida boa.
Que bom é estar em família sob o abrigo e as bençãos da Mãe de Deus e agradecer nosso Pai Fundador pelo legado deixado. Isso desperta a responsabilidade de levar adiante tão rica espiritualidade.”
Projeto Conexão Tabor
A tarde, Cátia Pauperio, Dirigentes da Liga de Mães, descreve o projeto “Conexão Tabor”. A primeira foi a de formação com os 5 podcasts. Na segunda etapa, construímos as tendas físicas para acolher aos peregrinos que chegam ao Santuário, reproduzindo a cena do Tabor e compartilhando com eles a nossa vivência desse ideal. Cada coluna refletiu sobre sua representação na tenda, como e quando irá colocar isso em prática. Vamos lá Família Tabor Curitiba! Transfigurar hoje a realidade!
A Santa Missa encerrou esse dia de tantas graças. Janaina Silva, União de Famílias conclui: “A abertura do ano no Santuário Tabor Magnificat proporcionou a todos os presentes um momento familiar repleto de leveza, orações, profundidade nos conteúdos, partilha e espaços para discussão e elaboração de ações práticas, para trazer ainda mais vida para nossa Família local.”
“Família Tabor Magnificat, transfigura hoje a realidade”
Foto: Schoenstatt Curitiba