Ele está no meio de nós! Nosso Pai veio novamente visitar seus filhos! Bem vindo Pai e Fundador, tua Família de Schoenstatt de Porto Alegre te acolhe com muito amor e alegria!
Ir. Maria Aparecida Gehm – Há 75 anos, no dia 17 de março de 1947, o Pe. José Kentenich partiu de avião, às 6 horas, do Rio de Janeiro rumo a Porto Alegre, onde chegou por volta do meio dia. O nosso Pai e Fundador e Ir. M. Norberta Schulte foram acolhidos na casa das Irmãs da Divina Providência.
Um acontecimento interessante que ocorreu nessa chegada foi que, sem perceber, o Pai perdeu sua carteira no aeroporto. Mas, esta logo foi entregue a ele por dois funcionários, que pediram para conferir se continha tudo: documentos, dinheiro… Ir. M. Norberta contou que o Fundador ficou impressionado com a sinceridade das pessoas e que levaria uma ótima impressão do povo brasileiro.
Em sua visita a nossa cidade, na capital gaúcha, nesse mesmo dia o Pai foi recebido pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer, que, muito entusiasmado, ofereceu ao Pai e Fundador vários campos de trabalho na Diocese de Porto Alegre. Esse primeiro contato com uma autoridade eclesiástica brasileira marca, até hoje, a história da Família de Schoenstatt na cidade, tanto que o Santuário tem como missão ser o “Tabor Maria Cor Ecclesiae”, onde a Mãe de Deus atua como coração da Igreja. Em Porto Alegre há muita vida de seminaristas e sacerdotes ao redor do Santuário e, pode-se dizer, essa vida também é fruto das “pegadas do Pai” nesta terra.
A crônica daquele tempo continua relatando: “O Pe. Kentenich poderia ter ficado em Porto Alegre, pois eram tantos os convites que já recebera, mas adiou tudo para mais tarde… E, na manhã seguinte, dia 18 de março, tomou o trem rumo a Santa Maria/RS”.
“Bem vindo, Pai e Fundador!”, diz o Movimento Apostólico de Schoenstatt em Porto Alegre. Agora, a partir do céu, nosso Pai e Fundador permanece sempre conosco sem precisar seguir viagem!
1 comentário