Uma preciosidade que foi novamente lançada no Brasil
Ana Paula Paiva – Ler em família traz muitos benefícios. Alguns são de ordem acadêmica e prática, como a fluência, a melhora na capacidade de compreensão e interpretação, a velocidade na verbalização dos fonemas, especialmente na fase de alfabetização.
Mas, muito além disso, ler em família pode se converter em um exercício de virtude familiar: sentar em torno de um (bom) livro significa estreitar laços, aproximar, fazer-se ouvir e ouvir o outro; significa demonstrar que se está à serviço do outro, criar memórias afetivas, aprender e expandir os horizontes interpretativos.
Por isso, a dica de livros para hoje é voltada para a leitura em família.
Willian Bennet, autor norte-americano, escreveu uma trilogia de livros voltados para crianças, com o intuito intencional de formá-las para as virtudes. Seus livros fizeram tanto sucesso que, por muito tempo aqui no Brasil, eles foram considerados como relíquias (felizmente, recentemente foram relançados em nosso país).
Ganhador do Prêmio Pulitzer, o Livro das Virtudes para crianças, o Livro da fé para crianças e o Livro dos heróis para crianças trazem histórias (verídicas e fictícias) profundas, curtas e muitíssimo coerentes com nossos valores cristãos. São fáceis de serem compreendidas por crianças que estão sendo alfabetizadas, ao passo que igualmente podem propiciar boas conversas em família, para as que já compreendem bem e querem avançar nos significados práticos dos ensinamentos propostos.
Toda a família aproveita, sem dúvida alguma, tantas possibilidades de ensinamentos.
Quem sabe vocês podem ler juntos, após o jantar, e tirar um ponto concreto para ser vivido em família, no dia seguinte?
São muitas as formas de aproveitá-los. Boa leitura!