Palavras do Pai e Fundador dirigidas às mães:
Ela [a Mãe de Deus] o centro de nossos interesses, principalmente neste mês de maio e, de modo especial, no dia de hoje, festa das mães: Festa em honra das mães terrenas, mas, em especial, festa em honra da querida Mãe de Deus, nossa Mãe Celestial. E como devemos hoje – Dia das Mães – imaginá-la? […]
Cumpre, conforme me parece, não só seu olhar materno, mas também seu coração materno e principalmente suas mãos maternais; Ela se serve de tudo isto na educação. Esta é a concepção autêntica, correta: tudo o que a Mãe de Deus fez, durante sua vida terrena, em favor do seu Filho Unigênito, continua a fazer por nós, após ter subido ao céu.
Olhos maternais
Seus olhos maternais foram olhos de fé. E com eles contemplou seu Filho Unigênito como sendo o Deus Eterno, Vivo. Seu olhar materno repousa também sobre mim; olhar materno! Olhos da Mãe de Deus! Ela contempla em mim não só o exterior, a beleza corporal, o porte externo. O que contempla em mim? O Filho de Deus.
A Mãe do cardeal [Melchior von] Diepenbrok confessou várias vezes a seus filhos o quanto ela sofreu pela responsabilidade que sentia por eles. Muitas vezes não conseguia sequer conciliar o sono. Por que tudo isso? Olhos maternais!
A Mãe de Deus, com zelo singular, acompanhou-nos durante toda nossa vida; empenhou-se por afastar os perigos: os perigos à castidade, ao pudor. Por quê? A fim de que o filho de Deus que somos – e com ele também as três virtudes teologais – não fossem perturbados.
É dia das mães
E hoje, caros ouvintes, ao celebrar o Dia das Mães, pensando em nossas mães terrenas, desejamos perguntar: nossas mães terrenas também usaram o olhar materno mariano em nossa educação? Elas ainda agem assim hoje? Veem, à luz da fé, a nós seus filhos de maneira correta, como filhos de Deus, os quais devem educar para o Pai do Céu, para o Céu? Ao considerar as mãos maternais vale o mesmo princípio. Para onde as mãos maternais de Maria conduziram o Salvador? Com um grande ardor, amor e intimidade, para o templo! Essa mesma tarefa exerce a Mãe de Deus em relação a cada um de nós. Deseja tomar-nos em suas mãos e levar-nos sempre ao templo, ao Deus Eterno e Vivo, e estimular-nos a nos doar e consagrar a esse Deus sem reservas.
Às mães terrenas
Eu, como mãe, como atuo com minhas mãos maternais? Sem dúvida, deveis lutar e empenhar-vos, trabalhar incansavelmente para que vossos filhos possam sobreviver. Porém, essas vossas mãos também procuram encaminhar para Deus os vossos filhos? Nada temos para mastigar e comer, passamos por trabalhos e sofrimentos, a fim de sobreviver. Porém, quantas concessões fazemos a nossos filhos: desejamos concorrer com os demais e assim disponham não só o melhor vestido, mas também de presentes especiais! Com isso, coisas que em si não são importantes influem na vida deles! Qual deve ser o cuidado da mãe: empregar também as mãos – ou seja, como mãe, incentivar os filhos para que se dirijam a Deus.
Coração materno da querida Mãe de Deus
Em seu coração habita e reina um amor ardente a Deus. Ao amar a Jesus, Ela ama também a Deus. E ao me amar, Ela ama em mim também a Deus. Como sucede comigo, como mãe, como mãe corporal? O Bom Deus ocupa um lugar em meu coração? O sentido de minha vida é realmente passar aos meus filhos o amor a Deus, a fim de que o busquem em todas as circunstâncias da vida?
Fonte: O Espírito Santo Educador Exímio, Pe. José Kentenich
Sou devota de da mãe 3x admirável.💗💖
Agradeço à Virgem Maria e ao Deus Pai, pela vida dos meus filhos amados! Que seus caminhos sejam sempre muito Abençoados.
Mãe, extensão do amor de Deus em nossas vidas. Deus as abençoe sempre!
Graças vos dou, por ser minha Mãe e Educadora.