O bispo diocesano suspende, por enquanto, o Processo de Beatificação do Padre José Kentenich.
A decisão publicada pelo bispo diocesano de Tréveris/Alemanha, Dom Stephan Ackermann, no dia 03 de maio de 2022, de suspender temporariamente o Processo de Beatificação em curso do Padre Kentenich, vem como uma interessante perspectiva na avaliação do Processo.
Um Processo de Beatificação/Canonização de um fiel da Igreja busca resgatar todos os acontecimentos e fatos relacionados com a vida do caso em curso. Isso faz parte de todos os Processos de Beatificação/Canonização na Igreja.
A suspensão do seguimento em curso, pelo Bispo – pois em nível diocesano ele é o responsável de orientar os trabalhos – abre a possibilidade de buscar, comparar diferentes documentos, buscar dialogar com outras ciências, sem estar atrelado ao “sigilo de informações” de quem está conduzindo um Processo de Beatificação. Um Processo de Beatificação, uma vez em curso, vai chegando a determinados graus nos quais se pede sigilo; seja na busca de dados da vida de quem está sendo proposto para a Beatificação, como também no caso de investigação de possíveis milagres, e outros, entra nessa esfera do sigilo.
A suspensão faz com que se tire o Processo dessa esfera do sigilo e se possa estudar, comparar, buscar um veredicto mais completo e contextualizado dos fatos. Pois, como sabemos, não se podia ter acesso a muitos documentos da época do exílio do Pe. Kentenich que estavam nos arquivos do Vaticano. Agora é possível. Com isso, facilitam-se as comparações e contextualizações. Ademais, todos os documentos no processo saem da esfera de sigilo e as comissões constituídas ou a serem constituídas podem ter acessos a esses documentos sem restrições. Concluindo este quesito: Isso facilita às equipes e o retrabalhar o Processo.
O bispo Dom Stephan Ackermann comenta que ele pessoalmente não estará à frente deste tema. Isso não quer dizer que não está interessado no caso; mas sim que ele não tem a responsabilidade de estar à frente na montagem de equipes, supervisão, etc. E sim, ao tirar da sua esfera, facilita um trabalho interdisciplinar para a avaliação de todos esses materiais por comissões independentes, como ele mesmo sugere; e que isso, esclarece e contextualiza os fatos abordados, neste caso das acusações, como também fatos que o próprio Pe. Kentenich pedia esclarecimento para a Igreja. Isso enriquece todas as partes interessadas no caso; inclusive quem acusa, pois traz respostas sem tirar dos contextos. Como canta o adágio: “Texto fora de contexto, tem pretexto!” Ao incluir uma equipe interdisciplinar analisará os acontecimentos não somente desde uma perspectiva histórica, mas também em um conjunto científico mais amplo, que ajudará a formar o contexto. E é isso que interessa a todos.
A suspensão, por enquanto, o Sr. Bispo Ackermann deixa claro que não é emissão de juízo sobre o Padre Kentenich. O que significa isso? Significa que ele não está tomando nenhuma posição definitiva sobre o caso. Tem várias perguntas em aberto e a suspensão facilita o caminho para buscar essas respostas.
Esta decisão abre caminhos novos e interessantes para conhecermos mais a personalidade e obra do Fundador da Família de Schoenstatt com perguntas que talvez nunca teríamos feito.
Pe. Vandemir J. Meister.
Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Londrina, 03 de maio de 2022.