Renovamos a consagração neste mês de maio.
Ir. Mariane Galina – Hoje, unidos a todos os que acorrem aos Santuários de Schoenstatt ou renovam sua Aliança diante de uma imagem da Mãe Três Vezes Admirável, queremos olhar mais uma vez para Maria, com sua grande missão de Mãe e Educadora.
“Na Aliança de Amor com a Mãe de Deus, Pe. Kentenich viu, anunciou e explicou um caminho, já bem comprovado, sobre como o indivíduo e a comunidade, como a Igreja e a sociedade humana podem realizar o sentido fundamental da criação e de toda a obra salvífica, tanto na Antiga como na Nova Aliança. Mostrou a riqueza interna anímica e a fecundidade religiosa que, em todos os tempos, pode ser provada como experiência básica da Aliança de Amor com a Mãe de Deus, como ‘nossa Mãe e Educadora’” [2].
“Sou a Mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência e da santa esperança. Em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade; em mim, toda a esperança da vida e da virtude. Vinde a mim todos os que me desejais com ardor e enchei-vos de meus frutos” (Ecl 24, 24-26).
“Sim, a Mãe de Deus sabe como esculpir imagens de santos para os nossos altares. Por isso, nós te pedimos, Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt: a partir de hoje, sê tu a grande Educadora e Protetora do povo americano, para que ele possa realizar a sua missão universal” [3].
No Santuário, nossa escola e berço de santificação, rezemos:
Schoenstatt permaneça teu lugar predileto,
baluarte do espírito apostólico,
guia que conduz à luta sagrada,
fonte de santidade na vida diária;
fogo ardente que flameja por Cristo,
espalhando centelhas de luz,
até que o mundo, como mar de chamas,
arda para a glória da Santíssima Trindade.
Amém. (Rumo ao Céu 499-500)
Neste mês de maio, ofereçamos uma coroa à nossa querida Rainha da Aliança, nossa Mãe e Educadora. Sim, uma coroa que invisivelmente está em nossas mãos, mas é visível aos olhos da Mãe. Que coroa é essa? Pode ser uma coroa de amor, alegria, sacrifícios, paz, perdão, esperança, etc., cada um sabe que coroa quer oferecer à Mãe de Deus. Vamos, num ato de fé e amor, proclamar mais uma vez que ela é nossa Rainha e Educadora, Rainha de nosso coração, Rainha de nossa família, Rainha da Igreja e do mundo!
Dirijamos agora nosso olhar à imagem de nossa Mãe e Rainha e meditemos:
“Mãe Três Vezes Admirável! Desejo me encontrar mais profundamente contigo. Desde o amanhecer de minha existência estás junto a mim e já antes, quando eu era somente um sonho de Deus. Tu me conheces. Sabes de minha história pessoal, de meus caminhos em ziguezague, de minhas buscas e de meus retrocessos. Tu me esperas sempre. Tu me acolhes e me ofereces um abrigo. Tu me presenteias teu olhar. Com ele afirmas meu ser, aceitas tudo o que há em mim. Teu olhar, como um rio de misericórdia, flui sereno, generoso e imutável. Onde quer que eu vá, me encontras sempre. Tu me convidas a caminhar contigo. Não apressas nem exiges, não forças nem questionas. No vasto campo da liberdade, compreendes e esperas; convidas com delicadeza a subir mais alto, até a aventura do amor. Tu me ajudas a encontrar o melhor de mim e a presenteá-lo. Tua pureza perfeita é água pura que purifica e sacia. Tua harmonia serena é brisa que acalma e traz paz. Contigo aprendo a escutar, perdoar e a me superar. Com teu exemplo, tu me moldas, sem que eu o perceba, me transformas mais e mais na imagem de Jesus, que Deus Pai pensou para mim. Apostas naquilo que posso. Confias em mim. Sabes que recebi uma missão e que posso realizá-la. Tu me indicas o caminho e o percorres comigo. Afastas as ervas daninhas para que eu veja as sendas desconhecidas, me ajudas a esquivar as pedras ou a subir mais alto, por meio delas. Tu me envias, mas não me deixas só. Aguardas minha volta e repões minhas forças. Tu me orientas a novos rumos e respeitas meus tempos. Na alegria percebo tua melodia; na angústia tu me sustentas. Nas necessidades, tu me surpreendes; na aflição, sinto tua proximidade. E quando me aproximar dos vales escuros do fim desta vida, ali, onde ninguém pode me acompanhar, estarás comigo. Tomarás minha mão e me ajudarás a cruzar o umbral até a luz. Gozo, consolo, segurança e glória. Assombro, pranto, sorriso e canto. Minha vida toda está em ti, Maria” [4].
Referências
[1] Maria, Mãe e Educadora – Uma Mariologia aplicada, Pe. José Kentenich, edição revisada 2017, pág 47.
[2] Prefácio do livro Maria, Mãe e Educadora, edição de 1981.
[3] Maria, Mãe e Educadora – Uma Mariologia aplicada, Pe. José Kentenich, edição revisada 2017, pág 73.
[4] Minha Aliança com a Mãe Admirável, Clara Maria Bercetche, pág 11
Salve “Mãe Rainha” Redentora, Misericordiosa em glórias!