“Quando celebramos a Eucaristia, celebramos a renovação da Aliança” (Papa Francisco) [1]
Suzana Isaia Pignataro – Neste mês de junho reunimo-nos para renovar a Aliança de Amor e entregar nossas contribuições ao Capital de Graças no Santuário. Renovamos a Aliança, dois dias após a festa de “Corpus Christi”.
São Paulo ressalta aos Gálatas a grandeza do amor de Jesus: “Ele me amou e se entregou por mim” (Gal 2,20). O próprio Jesus revela a dimensão de seu amor redentor: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13).
De volta ao Pai, misteriosamente Jesus quis estar entre nós. Ele se entregou, aniquilou-se, doou-se como alimento a fim de que possamos, também: “Amar assim como Ele nos amou” e “… amar-nos uns aos outros” (Jo 13,34).
O Papa Francisco faz uma exortação: “Escolhamos este alimento de vida: ponhamos em primeiro lugar a Missa, voltemos a descobrir a adoração nas nossas comunidades. Na Eucaristia encontramos realmente Jesus, sentimos o seu amor. A Eucaristia traduz-se, na vida, passando do eu ao tu”. [2]
No mistério da encarnação do Verbo de Deus, Maria já antecipa o reinado do amor. Após a anunciação, a Virgem Santíssima se torna uma “Custodia Viva”. Ela caminha pelas montanhas à casa de Isabel. É a virgem serviçal. Com o Filho no seio ela vai do eu ao tu. Desta forma ela continua hoje, como Mãe Peregrina de Schoenstatt, levando Jesus aos corações. O ser de Maria encontra ressonância no coração de tantos filhos de Schoenstatt, especialmente do Ramos das Mães, que tem como ideal ser “Custódia Viva do Tabor”. Os seus corações gravitam e inflamam-se em Jesus Eucarístico.
Como a Mãe Peregrina, somos impulsionados a sair, ir ao encontro do próximo, testemunhar a alegria de amar e sermos amados, na família, no trabalho, na sociedade, como construtores da “Nova Terra Mariana”. A festa de “Corpus Christi” mistério de fé, faz vibrar a nossa alma!’
Com o Pe. José Kentenich, rezamos:
“Como reinas no alto céu e habitas transfigurado junto ao Pai, estás inteiramente, com teu ser, no Santuário do meu coração” (Rumo ao Céu, 143)
“Partimos Senhor, do teu altar, para dar a tua forma à vida de cada dia” (Rumo ao Céu, 162)
Pela Aliança de Amor com Maria somos chamados a reverenciar, adorar e louvar o Corpo Sacrossanto de Jesus Eucarístico na Custódia. Manifestemos publicamente o nosso amor.
Jesus vai passar pelas ruas de nossas cidades, distribuindo bênçãos e graças, como outrora fazia na Palestina. Vamos adorá-Lo!
Foto: Ir. M. Rosequiel Favero
[1] Audiência com a Família de Schoenstatt, 25.10.2014
[2] Homilia, Corpus Christi, na localidade de Ostia, 03.06.2018