Na Aliança de Amor, Maria é capaz de educar-nos para isso!
Ir. M. Nilza P. da Silva – “Tudo vem da bondade de Deus. Por meio dos pequenos acontecimentos e, com maior razão, pelos grandes acontecimentos, Deus quer me dizer algo pessoal. Ele desenhou por amor o grande plano do mundo e também o pequeno plano de minha vida.” [1] Essas verdades, ensinadas pelo Pe. José Kentenich, são válidas também para a atualidade.
Deus está presente e quer dialogar com seus filhos
Deus quer dialogar conosco por meio das profundas transformações de nosso tempo, pela rapidez e sobrecarga de informações, pelo avanço tempestuoso das tecnologias que modificaram o nosso modo de pensar e de viver, reunindo milhões em redes, mas favorecendo o individualismo, tornando a vida de muitas pessoas um reality show e balançando a segurança das pessoas na aplicação de regras e valores, considerados até agora inabaláveis.
Mas, como crer que Deus está por trás de tudo isso? Como manter a fé e aplicar os seus valores em nossa vida? Como ser personalidade e manter vínculos fortes? Esta é a pergunta de muitos e explica o motivo pelo qual uma das profissões que mais cresce é coaching (orientador de vida). Há um coaching para cada situação: de vida, financeiro, de profissão, de relacionamentos etc.
A Mãe de Deus é a orientadora mais acertada
Ela testemunha pela sua vida o diálogo com o Deus da história, também quando em situações escuras, para quais não se vê respostas. Ela educa filhos capazes de viver a fé com alegria, também quando nada se entende do que está acontecendo. A história do Fundador e da Família de Schoenstatt é a maior prova disso. Disse o Pe. Kentenich: “Se em algum dia estiverdes em aflições – não importa de que natureza – o melhor meio é a filialidade heroica. Nossa história o comprova.”
Nós cremos que Deus está presente e atuante nos acontecimentos atuais e confiamos que Maria pode e quer nos orientar e educar como seus filhos heroicos.
Ela nos educa para o heroísmo
Os desafios da atualidade exigem o heroísmo da fé, não basta uma fé normal, apenas de missa dominical ou de seguir um canal católico pelas mídias. As alegrias e dificuldades de nosso tempo mostram que Deus quer muito mais do que isso. Para que sejamos felizes também nas horas difíceis e protagonistas na renovação do mundo: é preciso uma fé heroica, aplicada na vida diária: ser filho que dialoga com Deus, que confia em seu amor, mesmo quando não se compreende o que Ele diz pelos acontecimentos, e que realiza com alegria, em cada momento, o que Ele deseja.
Em seus Santuários, a Mãe de Deus pode e quer educar-nos para isso. Vivamos em Aliança de Amor com ela e deixemo-nos educar. Rezemos juntos com o Pe. Kentenich a oração de coroação, colocando em cada agradecimento e em cada pedido uma situação bem concreta de nossa vida. A Rainha da Filialidade Heroica vai cumprir o que pedimos, assim como cumpriu todos os pedidos que o Pe. Kentenich lhe fez em 1949. Ela cuidará também hoje “que todos os filhos de Schoenstatt recebam e conservem, até o fim dos tempos, a graça da filialidade heroica”[2]
Referências
[1] Pe. José Kentenich – Tiempos Apocalípticos, Quinta conferência
[2] Oração de coroação, 20 de agosto de 1949