Ir. M. Patricia F. Lemes – A Liga de Famílias de Schoenstatt, do Regional Paraná, fez seu encontro neste final de semana 23,24, e 25 de setembro, na Casa Paulo VI em Londrina/PR, com a participação de 47 famílias de diversas cidades do estado do Paraná (Jacarerzinho, Cornélio Procópio, Jataizinho, Londrina, Rolândia Maringá, Paiçandu, Sarandi, Guarapuava e Curitiba) e de São Paulo (Santa Cruz do Rio Pardo, Presidente Prudente, Ubirajara).
Sinodalidade e espírito familiar
Os participantes fizeram uma experiência muito valiosa de sinodalidade e espírito familiar. O tema do Encontro, Comunhão, participação e missão perpassou as atividades, preparadas pelos Assessores da Liga de Famílias, à luz do Encontro Mundial das famílias com o Papa Francisco, realizado no mês de junho, em Roma, dos ensinamentos de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.
No sábado, de manhã, Pe. Clodoaldo Kamimura e Ir. M. Doralice Souza desenvolveram a ideia de comunhão com o tema: Ser família que comunga os mesmos objetivos. Com um dinâmica de empilhar tijolos, as famílias dialogaram sobre as cinco dimensões: Um passo a mais rumo ao matrimônio, um passo a mais para abraçar a cruz, rumo ao perdão, ao acolhimento e à fraternidade. Karen e Cristiano, Guarapuava/PR, estavam muito tocados e partilham: “Cada passo que damos em Schoenstatt é um tijolinho que estamos levando para dentro de nossa casa para construir um lar com o espírito de Deus. Não podemos desistir da família!”
Na tarde, todos participam da reflexão sobre o Estilo de Vida, conduzidos pela Família Alberto e Terezinha Gomig e Ir. M. Margarete Gonçalves. Surgiram deste trabalho muitas propostas como oração em famílias, Capital de Graças, autoconhecimento e autoeducação, apostolado pelo Santuário Lar. A tarde se conclui com a peregrinação dos participantes ao Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, com uma visita guiada aos espaços históricos do Santuário. Às 18 horas, participam da Santa Missa, na Capela Mãe de Deus, junto ao Santuário, presidida pelo Pe. Clodoaldo. Em sua homilia, à luz do Evangelho do dia, ele recorda o que nos ensina a obra literária de Schoenstatt, Santidade de todos os dias, sobre a vinculação à coisas. À noite, as famílias tiveram uma gincana “Pais e Filhos”, muito animada, divertida e interessante, conduzida pelos casais da União de Famílias de Schoenstatt, Fernanda Garcia e Alexandre e Grazielli Vanelli.
Larissa e Renato Sampaio, Curitiba/PR, dizem: “É muito bom saber que outras famílias lutam junto com a gente e um Movimento nos dando este apoio, esta estrutura para que a gente não desista, mas siga em frente e consiga ajudar mais famílias a serem cristãs.”
Santuário Lar, um tesouro e uma missão
No Domingo Ir. M. Patricia Lemes apresenta o tema: Santuário-Lar um tesouro e uma missão para o mundo! Aprofundado a importância do Santuário-lar, como lugar de santidade, irradiação do divino e de evangelização. Na Santa Missa de encerramento, as crianças levam ao altar o Capitalário do Encontro (ofertas ao Capital de Graças) que foi conquistado por todos participantes crianças, adolescentes e adultos. Os casais renovaram suas promessas matrimoniais, com a alegria de ser família construída e fortalecida na Aliança de Amor.
Érica e Marcos Lago de Maringá/PR testemunham: “Saímos deste encontro cheios de esperança que a família é a base da transformação do mundo em que vivemos. Que sejamos espelhos da Sagrada Família de Nazaré, a partir de nossos Santuários-Lares. Acreditamos que a família tem solução, depende de nós.”
Fotos: Liga de Famílias Reg. Paraná
Veja mais fotos: