A comemoração reuniu mais de mil pessoas, com uma bela programação
Luciane Volpatto Rodrigues* – No dia 12 de outubro, em comemoração aos 26 anos do Santuário de Schoenstatt de Santo Ângelo/RS, foi realizada a tradicional Romaria ao Santuário, junto com uma programação que reuniu mais de mil pessoas. Com garoa e tempo fechado, mas com o coração aquecido, muitos devotos percorreram horas de caminhada em procissão, com a contribuição em cantos e animação da Assessora Ir. M. Eliane Cunha e Sr. João Dias.
Maristela Rorato é uma dessas pessoas que, há anos, participa da Romaria em gratidão a Mãe Rainha. “Venho pagar minhas promessas e também agradecer pela saúde e pela vida. Fico feliz em estar presente aqui hoje”, afirma. Também trouxe sua irmã e prima que demonstraram muita alegria de partilhar esse momento.
O tempo foi se abrindo aos poucos e, às 11 horas, foi realizada a Santa Missa, presidida pelo Bispo, Dom Liro Vendelino Meurer e concelebrada pelo Pe. Flávio Heck, pároco da Paróquia Sagrada Família. Para a liturgia e animação, os diferentes ramos da família de Schoenstatt se uniram para contribuir.
O tema da 26° romaria deste ano foi “Mãe, Rainha e Conquistadora dos Corações, transfiguremos a realidade”, onde Maria Santíssima, coroada no Santuário Missioneiro como conquistadora dos corações, espera que possamos colaborar com a sua obra e na santificação das almas. Um desses trabalhos é a união da família de Schoenstatt pela conquista espiritual e material da Via Sacra para o próximo ano.
À tarde, teve o Terço Mariano conduzido pelo Ramo dos Homens, depois a oração da Via Sacra e Adoração, organizado pela JUMAS e JUFEM e logo a consagração das crianças com encerramento, na qual a Ir. M. Eliane fez uma oração juntos com os pais e entregou uma medalha a cerca de 100 crianças que estavam presentes nesse momento.
Neste dia de festa, a Presidenta do Conselho Diocesano e integrante do Movimento de Schoenstatt, Roselia da Rosa Lutchemeyer, definiu o dia como abençoado e de muitas graças. “Foi um dia emocionante, de renovação da espiritualidade e graças abundantes, com a presença de vários peregrinos e devotos que estiveram junto a Mãe para agradecer, rezar e servir”, afirma.
Texto e imagens: Luciane Volpatto Rodrigues, que é dirigente da Jufem Santo Ângelo/RS