Mãe, hoje é seu dia, hoje é nosso dia!
Ir. M. Nilza P. da Silva – Cada dia 18 é um dia de festa para a Família de Schoenstatt em todo o mundo!
Cada dia 18 é dia de renovar
Nesse dia, os que selaram a Aliança de Amor peregrinam física ou espiritualmente ao Santuário e a renovam. Atualiza-se assim, mensalmente, o grande dia 18 de outubro de 1914. Mas, não apenas com os adolescentes e o Pe. José Kentenich, mas, a cada dia 18, podemos dizer que, o Santuário Original se amplia pelos quatro cantos do mundo, onde um coração se abre para viver a mesma Aliança que eles selaram: “Também nós saboreamos semelhante alegria familiar. Esta capelinha pertence à nossa pequena família… na qual reina nossa Mãe celestial… Alegramo-nos e não permitimos que alguém nos roube esta alegria”.
Cada dia 18 é dia de recomeçar
Entramos no Santuário com nossos presentes de amor, para encher novamente a talha do capital de graças. Mas, talvez, Pe. Kentenich nos diga, como no dia da fundação: “Sob o fumo e a poeira do dia útil, talvez, se desfizeram muitos ideais. Muitos princípios que… pareciam-nos inquebrantáveis, não resistiram a prova na vida prática. No entanto… também hoje nos anima o anseio de alcançar a vitória, isto é, a conquista do ideal… Não, meus queridos congregados, não perdi a confiança em vós. Sei que construindo sobre o que até agora conquistamos, faremos grandes progressos… Cada um de nós deve alcançar o mais alto grau imaginável de perfeição de estado de santidade. Não simplesmente o grande e o maior, porém, o máximo há de ser a meta de nossa mais elevada aspiração“.
Cada dia 18 é dia de confiar
Assim como nós renovamos a Aliança, escolhendo novamente a Mãe e Rainha como nossa grande educadora, o Santuário como nossa escola de educação e a obra de Schoenstatt como nosso serviço para a Igreja, a Mãe e Rainha também nos escolhe de novo e renova também o compromisso se nos educar e conduzir: “Não vos preocupeis com a realização do vosso desejo. Ego diligentes me diligo. Amo aos que me amam. Provai primeiro que realmente me amais e tomais a sério os vossos propósitos”.
Cada dia 18 é dia de reassumir
Mesmo que seja com uma oração bem curta, num minuto, o dia 18 se torna um dia de renovação, pois nós também assumimos novamente a grande missão de nos empenhar diariamente, ali onde estamos, pela renovação do mundo, por uma cultura da aliança. “Posso revelar-vos a idéia predileta que acalento em meu interior… Não seria possível que a Capelinha de nossa Congregação se tornasse nosso Tabor, no qual se manifestem as magnificências de Maria? Sem dúvida, maior ação apostólica não podemos realizar, herança mais preciosa não podemos legar aos nossos sucessores do que mover Nossa Senhora e Rainha a estabelecer aqui, de modo especial, o seu trono, distribuir seus tesouros e realizar milagres da graça… Todos os que aqui chegarem para rezar, terão de experimentar as magnificências de Maria e confessar: Aqui é bom estar! “
Cada dia 18 é dia de Família
Nesse dia, mesmo que não nos vejamos, nos encontramos no Santuário. Na casa da Mãe, unidos ao Pai, somos uma Família abençoada e que é uma grande bênção para toda a Igreja e o mundo. Pe. Kentenich no diz: “Pessoalmente, habituei-me a consagrar o dia 18 de cada mês, para renovar a Aliança de Amor, em união com toda a Família… Seja a Família que agora está aqui ou no além, seja na Igreja que está aqui na Igreja padecente ou na Igreja triunfante. Permitam-me, neste momento, considerar Schoenstatt como a Igreja, a Igreja no pequeno. No dia 18, sempre procuro aprofundar em mim a consciência de uma comunidade de amor com todo o mundo de Schoenstatt, e assim aprofundo de novo a responsabilidade por todos” (1950).
Onde quer você esteja, vamos juntos ao santuário!
Se ainda não selou a Aliança de Amor e deseja fazê-lo, diga isso para a Mãe e procure informações sobre a preparação. Se já a selou, vamos juntos renovar a Aliança, entregar nossos sucessos e fracassos ao capital de graças e começar de novo.
Somos instrumentos, filhos amados, com quais a Mãe de Deus quer edificar uma nova cultura. “Aqui queremos construir tendas! Este será o nosso lugarzinho predileto! Esta ideia é ousada, quase ousada demais para o público em geral, mas não para vós. Quantas vezes na história universal, fatos pequenos e insignificantes, converteram-se em grandes acontecimentos. Por que não poderia também ser este o nosso caso? Quem conhece o passado… não terá dificuldade em crer que a Divina Providência planeja algo especial com (nossa Família)!”
*Publicado em 18 de junho de 2018
Gostei muito, dessa postagem.
Te venero Mãe Santíssima, por nos ensinar a melhor colocar o ouvido no coração de Teu divino Filho.
Amo cada vez mais mãe Rainha ,pq sei que sempre está intercedendo por nossas famílias junto de seu filho Jesus 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Selar Aliança de Amor é uma troca de coração, te entreguei o meu coração e tu MTA me deste o teu coração. Gratidão minha querida Mãe e Rainha. E por amor a te, aqui estou! sei que intercede sempre por mim junto a teu filho Jesus.