No dia 16 de novembro, a Liga de Famílias de Schoenstatt, em Araraquara/SP, se reúne para festejar o aniversário do Fundador, Pe. José Kentenich.
Onde vai ser a festa?
Esta pergunta foi fácil de responder: “Não à sombra do Santuário, mas aos pés da estátua do Pai e Fundador, que é belamente adornada por um jardim, com muitas flores, e a nossa Estrela Maior, a Imagem Peregrina, sob um céu de estrelas coroando nossa Mãe e Rainha”.
Pois, na hora certa, todos estavam lá, juntamente com Ir. M. Carmem Zenovello, que atua no Santuário Tabor da Alegria Vitoriosa.
O programa festivo tem discurso…
Como todo aniversário solene, tinha que ter um orador, que fale em nome de todos e Fernando Castilho Valderrama foi o escolhido. Ele discorre brevemente sobre o nascimento do Pe. José Kentenich, afirma que a data de seu nascimento pode ser considerada como o marco inicial da história de Schoenstatt e do Santuário.
“Queremos hoje celebrar aquilo que o São Paulo nos apresenta em sua primeira carta a Coríntios (1Cor 1, 27-29): ‘O que é estulto no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes; e o que é vil e desprezível no mundo, Deus o escolheu, como também aquelas coisas que nada são, para destruir as que são. Assim, nenhuma criatura se vangloriará diante de Deus’.
Quem poderia dizer que o pequeno Pedro José hoje é reconhecido mundialmente pela sua visão ousada de convidar Maria a se estabelecer e que a pequena capelinha, reservada a enxadas e pás de jardinagens, consagrado a São Miguel Arcanjo a se tornar um Tabor e onde todos olham e dizem que ‘aqui é bom estar’? Em seu coração, Pe. Kentenich trazia a semente do que hoje intitulamos de que ‘aqui é bom estar’,” diz Fernando.
…e reza do terço
Os dirigentes da Liga de Famílias, Marcos e Elizabete Peiró, dirigem a oração do terço, cuja contemplação dos mistérios é elaborada pelo aniversariante, quando prisioneiro no Campo de Concentração de Dachau, publicada no livro de orações: Rumo ao Céu. Em cada Ave Maria ressoa a continuidade do amor filial a Maria, transmitida a nós pelo carisma que ardeu no coração do Fundador. A oração se conclui com a súplica pela beatificação do Pe. Kentenich.
Toda festa tem brigadeiro
Para completar a noite festiva, não podem faltar: Parabéns pra você, balões e brigadeiros. “Queremos agradecer ao nosso Pai e Fundador pelo dom da vida e por toda a entrega ao Movimento de Schoenstatt. Ele é realmente um Pai, um Herói,” assim concluem os filhos espirituais do Pe. Kentenich, que experimentem a alegria de aplicar sua espiritualidade na vida cotidiana.
Mais fotos
Fonte: Schoenstatt Araraquara