Testemunho de um diretor e membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt
Roberto Cardoso da Silva Bueno – Fazer do ordinário de forma extraordinária… dizia nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Ao longo dos dias, costumamos realizar várias tarefas que se tornam corriqueiras, seja no trabalho ou no lar. Mas, como dar sentido a tudo isso de tal forma que possamos encontrar Deus nas pequenas ações do dia a dia?
Meu nome é Roberto Cardoso da Silva Bueno, casado há 18 anos com Valéria Pereira da Silva Bueno, temos 3 filhos: Rafael, Isabelle e Maria Sofia. Há 10 anos começamos a participar da União de Famílias de Schoenstatt e hoje somos uma família consagrada, que vive os conselhos evangélicos a partir dos ensinamentos no nosso Pai e Fundador. Pe. José Kentenich.
Há 12 anos, trabalho como diretor de escola no município de Bragança Paulista/SP e procuro vivenciar a experiência de realizar extraordinariamente o ordinário, ou seja, fazer o que precisa ser feito da melhor forma possível. Não é uma tarefa fácil, mas é um aprendizado diário, que procuro exercitar de tal forma que as pessoas ao meu redor se sintam bem e acolhidos, como gostaria de ser.
Procuro realizar meu trabalho com muita dedicação, oferecendo ao Capital de Graças. Sei que sou indiretamente responsável pelo futuro de muitas crianças e isso me dá forças e entusiasmo no dia a dia.
Atualmente, exercer a função de administrar uma Escola tem sido uma missão muito difícil. Mas, mas quando aplico os ensinamentos da pedagogia de Schoenstatt no dia a dia o trabalho se torna mais leve, pois aos poucos vou percebendo o que Deus quer nos falar nos acontecimentos da vida diária. Essa é a chave de estar com o ouvido no coração de Deus e a mão no pulso do tempo. Rezar a vida diária é abrir-se para um diálogo com Deus na oração, no trabalho e na família, de modo a escutar sua voz nas pessoas e nas situações que nos rodeiam.
Aprendi na União de Famílias de Schoenstatt a valorizar o ser família, a estar em família e a aprimorar meu estado de vida por meio de estudos e orações. Por isso, sempre procuro ajudar as famílias e os pais a também procurar viver de uma maneira ideal o seu matrimonio e o cuidado com seus filhos.
Com isso, incentivei e abri as portas da escola onde atuo para a Escola de Pais do Brasil (EPB), com a intenção de ajudar os pais a melhor educar seus filhos. Essa parceria tem dado frutos e pretendo continuar, até atingir a maior quantidade possível de famílias, pais e seus filhos.