Só mais dois dias e o Menino Jesus vem!
Ir. M. Nilza P. da Silva – Este 4º Domingo do Advento apresenta-nos uma verdade muito profunda: Deus quis vir até nós por meio de Maria. A primeira leitura nos indica que Deus escolhe o que é pequeno, para realizar seus planos. Em seguida, Paulo indica que o que mais agrada ao Senhor é a entrega total de nós mesmos. O Evangelho apresenta-nos Maria, a pequena Serva do Senhor, cmo modelo de quem sente-se inteiramente pequena, mas, por sua entrega sem reservas aos planos de Deus, se tornou a “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1,42)
Deus escolheu Maria
Como ela canta em seu Magnificat: “Ele olhou para a pequenez de sua serva e grandes coisas operou em mim o Todo-poderoso” (Lc 1,48). Ele se fez carne em sua carne, fez dela o seu primeiro sacrário, sua morada. Como portadora de Deus, ela se fez missionária, está sempre a caminho. Como em sua visita a Isabel, ela chega sempre de novo ao nosso lar, ao nosso coração. São João Paulo II escreve: ‘‘Feliz d’Aquela que acreditou (Lc 1, 45): Maria antecipou também, no mistério da encarnação, a fé eucarística da Igreja. E, na visitação, quando leva no seu ventre o Verbo encarnado, de certo modo Ela serve de ‘sacrário’ – o primeiro ‘sacrário’ da história para o Filho de Deus, que, ainda invisível aos olhos dos homens, Se presta à adoração de Isabel, como que ‘irradiando’ a sua luz através dos olhos e da voz de Maria. ”
Ela mora entre nós
Ela é bendita entre todas as mulheres também porque é plenamente Mãe de todos os cristãos. Como Mãe de Deus feito homem, Mãe de Cristo, ela é também Mãe de todo cristão e não se cansa de visitar-nos também hoje. Mais que isso, para estar bem junto de nós, ela estabelece sua morada no meio de seus filhos. Pe. Kentenich escreveu em 1954, sobre os Santuários marianos: “A piedade e fé populares, mas também muitos concílios, testemunham que ela estabeleceu de modo particular o seu trono nesses lugares, para viver e atuar em meio ao povo, para acolher suas aflições, aceitar suas homenagens e conduzi-lo vitoriosamente por todas as batalhas do nosso tempo. Assim como o sol brilha em todo o lugar, mas atua com maior fecundidade em determinados lugares e regiões, e assim como em alguns lugares da terra existem fontes extraordinárias de águas medicinais, em seus lugares.”
O que ela faz em seu Santuário?
“Onde se estabelece, a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt atua segundo seu modo de ser, sobretudo como Educadora para os tempos de hoje. Seus Santuários são sementeiras e oficinas da nova personalidade e da nova ordem social, tal como Deus as deseja para que a Igreja possa realizar plenamente sua missão histórica. A partir dali, ela quer atrair a si os corações e educá-los como instrumentos perfeitos em suas mãos. Todos os que ali se consagram a ela, todos os que ali selam uma Aliança de Amor com ela são por ela introduzidos numa séria escola de verdadeira e sólida santidade de todos os dia, como o tempo atual exige.
Deus os confia aos seus cuidados a fim de que sejam por ela educados a partir do Santuário, para os grandes planos divinos. É este o método que Deus costuma aplicar em seus prediletos: ele os entrega a sua Mãe para que ela os eduque.” (Pe. Kentenich)
Na Noite Santa, Deus vem habitar entre nós e se deixa encontrar, como Menino, nos braços de Maria. Pelo seu exemplo, nos ensina que seu o santuário coração de nossa Mãe deve ser para cada um de nós um lugar em que podemos ter uma profundo encontro ele.
Faltam poucos dias! Vamos a Belém! Vamos ao Santuário coração da Mãe de Deus, para encontrar-nos pessoalmente com Jesus.
Fontes:
Encíclica “A Igreja vive da Eucaristia”, Papa João Paulo II, 55
Maria, Mãe e Educadora, Pe. José Kentenich