Solenidade da Epifania do Senhor: Com os Reis Magos, vamos a Belém
Pe. Francisco José Lemes Gonçalves – “Vimos sua estrela e viemos adorá-Lo”, esta foi a expressão dos magos do Oriente diante da corte de Herodes e que gerou uma agitação em toda Jerusalém. Tão perto e não o reconheceram, “a luz veio aos que eram seus e não o acolheram”, relata São João no capítulo primeiro de seu evangelho. Herodes chegou a sentir-se ameaçado no seu passageiro poder temporal. Nem os entendidos da Lei o reconheceram, estava escrito nas Escrituras…, mas a imagem que tinham do Messias nunca comungaria com o Menino envolto em faixas, deitado numa manjedoura e de pais pobres. Por isso, não o reconheceram e ainda hoje se continua a não reconhecê-Lo.
Mas os Magos seguiram com alegria a estrela que pousou no lugar onde estavam e viram o Menino com Maria, sua Mãe, e o adoraram! Vieram de terras distantes e diante daquele Menino, igual a tantos em suas terras, viram nele algo que somente quem tem fé e se esvazia e se deixa surpreender por Deus é capaz de enxergar neste pequenino Deus feito homem!
Quem está com o coração atribulado pelas coisas do mundo não consegue ver os sinais que Deus nos envia para nos dirigir até Maria e encontrar em seus braços Jesus. Dá-se muitas voltas ou se inventa muitas desculpas, ou se justifica demais querendo provas científicas ou garantias. Vejam estes homens: vieram de longe, guiados por uma estrela; não eram judeus praticantes (eram, como diz a tradição, astrólogos ou filósofos), deixaram tudo e vieram se arriscando e deixando-se surpreender por Deus e foram recompensados. Ao vê-Lo, adoraram, pois encontraram a razão de suas vidas.
Presentearam no simbolismo do Ouro, Incenso e Mirra. Ouro das boas ações e um desejo de santidade que se conquista a cada dia, Incenso reconhecendo-o como verdadeiro Deus, a quem se deve adorar (a Virgem disse isso a Juan Diego no México: “(…) eu sou a Mãe do verdadeiro Deus a quem se deve adorar), e na Mirra a nossa humanidade contida na criança de Belém que se fez humano e armou sua tenda entre nós!
Quais serão os presentes que nós presentearemos a Jesus hoje?! Que ouro você oferecerá? Que incenso de adoração lhe dará? Que mirra de sua humanidade você lhe oferecerá?
Nossos Santuários de Schoenstatt são essa casa onde, quando adentramos, vemos Maria como os Magos a viram: com Jesus! E ela nos convida a ADORÁ-LO, nos seus braços, no Tabernáculo, na Palavra anunciada e explicada. Aqui no seu Santuário sempre encontraremos Jesus com ela, nunca, jamais, separados. Deus sempre terá sua estrela em nosso céu que por hora anda meio nublado ou escuro. Olhe para o alto e veja a estrela, siga-a, pois ela pousará sobre nosso Santuário e ali encontrará Jesus e poderás dizer como os magos: VIMOS SUA ESTRELA E VIEMOS TE ADORAR!