As dirigentes da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) dos Regionais Coração Tabor e Missionis se reuniram, dias 24 e 25 de fevereiro, no Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/BH, para a Escola de Dirigentes Regional.
“Esse encontro é importante para me recordar que ser dirigente é uma vocação e que essa tarefa deve ser desempenhada com amor e não por mera obrigação. A liderança baseada no amor é o alicerce sobre o qual se constrói um Movimento vibrante, acolhedor e que verdadeiramente reflete os ensinamentos de Jesus Cristo,” explica Isabella Cominatto, resumindo o motivo pelo qual deixou todas as outras opções para dedicar um final de semana inteiro à formação como dirigente.
Paloma Cristina Guimarães de Souza, conta: O Santuário Tabor da Liberdade foi palco de um evento inspirador que reuniu a Jufem de diferentes estados para a Escola de Dirigentes dos Regionais Coração Tabor e Missionis. Acompanhadas pelas assessoras, as participantes desfrutaram de uma experiência repleta de aprendizado, reflexão e convívio.
Liberdade, liderança e influência
O evento destacou-se por sua abordagem abrangente, oferecendo uma variedade de atividades e palestras, com o objetivo de aprofundar o ideal da Liberdade e fornecer orientações práticas sobre liderança e influência. Os momentos de reflexão, guiados sobre o ideal da Liberdade, proporcionaram uma base sólida para as discussões subsequentes.
Maria Vitória Lippi nos diz: “O encontro de dirigentes é um dos meus encontros favoritos dentro da Jufem, pois durante o ano passamos muito tempo dando formação para nossas dirigidas e às vezes com a correria do dia a dia e de montar reuniões, esquecemos que nós, como dirigentes, também precisamos de um tempo de formação.”
Encontrar-se consigo, alinhar-se para melhor ajudar outras
Palestras envolventes abordaram temas como “Trilhando o Caminho do Meio” e “A Influência: Eu?”, oferecendo insights valiosos sobre a responsabilidade pessoal e a importância de encontrar um equilíbrio saudável com todas as dirigidas. Os participantes foram incentivados a refletir sobre seu papel como dirigentes e a forma como podem impactar positivamente aqueles que lideram.
“O que mais me marcou dentro desse encontro, foi poder realinhar os meus objetivos dentro de Schoenstatt. A partir das palestras da Ir. M. Isabel Machado e Ir. M. Diná Batista, pude observar que Schoenstatt sempre foi o meu caminho, uma vez que de meu nome já estava escrito no coração da Mãe desde 1914. Também foi um momento de percepção que posso fazer mais pelo movimento através do meu autoconhecimento e conquistas,” continua Maria Vitória.
Diretrizes Nacionais da Jufem
O evento contou também com oficinas – práticas – sobre como dirigir grupos em cada fase das Apóstolas Luzentes de Maria (as pequenas) e da Jufem, fornecendo às participantes as ferramentas necessárias para liderar com eficácia em diferentes contextos e estágios de desenvolvimento.
Um destaque especial do evento foi a apresentação da primeira versão das Diretrizes Nacionais da Juventude Feminina de Schoenstatt. Estas são elaboradas com base nos valores e princípios fundamentais do Movimento A. de Schoenstatt, com o fim de orientar as atividades e ações da Jufem, garantir sua continuidade e relevância no futuro. Como partilha Maria Vitória: “O encontro de dirigentes é um momento único de conexão com o nosso interior e também com as diretrizes de Schoenstatt”.
Turismo: ver a beleza e estreitar vínculos
Para completar a experiência, os participantes desfrutaram de passeios turísticos, pelos pontos turísticos de Belo Horizonte, incluindo a Praça da Liberdade e a Praça do Papa. Esses momentos de lazer proporcionaram uma oportunidade adicional para fortalecer ainda mais os laços entre os participantes e apreciar a beleza da cidade.
Um sucesso “retumbante”
No geral, a Escola de Dirigentes Regional foi um sucesso “retumbante”, ofereceu uma combinação única de aprendizado, reflexão, apresentação de diretrizes e diversão. As participantes saíram do evento não apenas com novos conhecimentos e habilidades de liderança, mas também com memórias duradouras e conexões significativas com suas colegas líderes de todo os regionais.
“Participar da Escola de Dirigente 2024 para mim foi como encontrar um Oásis em meio ao deserto. Estar com “Jufens” de diferentes locais do Brasil e poder compartilhar risadas, abraços e conversas foi um presente da Mãe de Deus! Voltei para casa com o coração aquecido e renovado para mais um ano,” finaliza Isabella, com certeza, dando voz a muitas jovens que também estavam presentes.