Ir. M. Nilza P. da Silva – A partir de hoje, iniciaremos uma série de artigos aprofundando um pouco sobre a nossa doutrina católica. Vamos conhecer um pouco mais sobre os Sacramentos
Mas, antes, afinal, o que é um sacramento?
Os sacramentos foram instituídos por Cristo e são em número de sete, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimonio. Cada sacramento acompanha uma etapa ou um momento importante da vida do cristão: o nascimento e crescimento, a enfermidade, os sentimentos de culpa, a sua missão… Há uma certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual. (Cfr CIC 1210)[1].
Os sacramentos e a Aliança
Deus nos ama e sela uma Aliança conosco. A Bíblia é a história dessa maravilhosa vida em aliança: Deus sela a aliança, o povo é infiel, Deus renova a aliança por meio de Noé, Moisés, Abraão, até enviar o seu Filho, Jesus Cristo, que sela conosco uma nova e eterna Aliança.
Mas, cada pessoa é livre para aceitar ou não essa Aliança com Deus. Pelos sacramentos nós respondemos a Deus se queremos viver em Aliança com ele, pois eles nos inserem na Aliança que Deus sela com a humanidade e vincula a ela cada etapa de nossa vida. É sempre um aprofundamento na vida de Aliança, desde o nascer (batismo) até o morrer (última unção dos enfermos).
O supremo sacramento
“A Eucaristia ocupa um lugar único, como o sacramento dos sacramentos: Todos os outros sacramentos estão ordenados para este.” (CIC 1210)
A paixão, morte e ressurreição de Jesus é a restauração definitiva da Aliança rompida pelo pecado. Quando aprofundarmos sobre a Eucaristia veremos mais sobre isso. Na última ceia, Jesus “tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lhes, dizendo: ‘Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.” (Mt 26, 27-28)
Por isso, todos os outros sacramentos estão relacionados com essa aliança eterna, que se renova em cada santa missa.
Leia sobre os Sacramentos também no Catecismo da Igreja Católica
A Aliança de Amor e os sacramentos
Todas as iniciativas na Igreja só são legítimas se estiverem relacionadas com os sacramentos. A espiritualidade e a pedagogia de Schoenstatt tem como objetivo ajudar-nos a viver santamente os sacramentos, aplicá-los em nossa vida diária.
Quando selamos a Aliança de Amor, convidamos a Mãe e Rainha a nos ajudar a viver melhor a Aliança com Deus na qual somos inseridos pelo batismo. Pe. Kentenich diz: “Cada aliança que selamos e renovamos com Maria significa uma nova e livre decisão por Cristo, por sua pessoa, seus interesses e seu reino.”*
Exemplos de vida
Ao lermos a vida de nossos heróis schoenstattianos vemos o quanto eles se empenhavam para receber e viver os sacramentos. Por exemplo: Na guerra, arriscavam suas vidas para poderem se confessar e comungar. Na proximidade da Páscoa, Engling fez de tudo para que uma sacerdote fosse atender as confissões, junto as trincheiras, e alguns soldados entraram na fila graças a uma palavra encorajadora dele[2].
Valorizavam o dia do batismo: “A maior graça, a maior das misericórdias de Deus para comigo foi a graça do santo Batismo,” escreve Ir. M. Emilie Engel[3]
Enfim, começa hoje a nossa jornada dos sacramentos. Seja bem-vindo e desejamos que você aproveite bem. Pode escrever nos comentários a sua opinião ou dar sugestão, este site é “casa nossa”.
Fonte:
[1] Catecismo da Igreja Católica
* Citado em Aliança e Batismo
[2] In Olivo Cesca, Herói de duas espadas
[3] Margareta Wolff, Meu Sim é para sempre, Emilie Engel
A cada dia agradeço a oportunidade que tive de ao ser convidada para ser Auxiliar do meu grupo Mãe Rainha poder entrar em contato com essa ferramenta tão esclarecedora e motivadora., antes reservada somente aos que estavam no Núcleo. A iniciativa de possibilitar levar às famílias esse tesouro responde ao desejo verdadeiro e primeiro de Maria: seu filho Jesus para Todos! Obrigada Senhor, gratidão sempre Mãezinha.
Olá I.Nilza, tudo bem???
Gostaria de receber todos os artigos que a senhora escreveu sobre os sacramentos.
Pois ,gostaria de usa_ los na catequese. Seria possível Muito agradecida.
Resposta: Não temos como enviar os textos para pessoas individuais. Mas, os textos estão liberados para serem baixados ou copiados e usados, desde que não seja para fins lucrativos e se cite o nome do autor e do site.
Muito obrigado pela ajuda na minha vida espiritual 🙏 cada ajuda dessa é um impulso que eu ganho pra acompanhar o senhor Jesus Cristo
Nossa que bom ler esta matéria da nossa Mãe Rainha que do Céu nos proteje e intercede junto ao Pai Filho e Espírito Santo Amém.
Amem a Mãe Rainha
Para receber as notícias e artigos do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil, clique no link e entre no grupo: https://chat.whatsapp.com/FfqPaPfOeYk6bOh7foqPsQ