Hoje celebramos com ele novamente.
Ir. Marita Löhle / Karen Bueno – É tradição, em alguns países, as pessoas serem saudadas no dia do santo que tem o seu nome, é o dia do seu “onomástico”. Logo, o dia de São José, 19 de março, é também a data do onomástico do Pe. José Kentenich. Com semelhanças que vão além do nome – como o amor à Maria e a paternidade instintiva – o Pai e Fundador recordou a pessoa de São José em muitas ocasiões, tendo-o como modelo.
No ano de 1947, quando visitava pela primeira vez o Brasil, o Pe. Kentenich celebrou aqui, com sua Família de Schoenstatt, a data de seu onomástico.
A crônica relata:
“Grande dia de Festa: onomástico do Pe. Kentenich. Foi cantado a missa de Schubert. O superior provincial dos Padres Palotinos celebrou a Santa Missa com outros dois sacerdotes”. Mais tarde, o Pai e Fundador conheceu o terreno, em Santa Maria/RS, acompanhado por algumas Irmãs de Maria.
Durante a noite houve uma singela celebração familiar. A apresentação das noviças e candidatas das Irmãs de Maria, em português e alemão simultaneamente, tinha um tom alegre e espontâneo. As candidatas ofereceram o seu coração ao Pe. Kentenich, para que ele o levasse ao Santuário Original, em Schoenstatt, e ainda apresentaram um bailado que encerrou com o canto do Hino de Minha Terra. Antes de dar a bênção, o Pai e Fundador lhes disse:
“Não nos é difícil transportar-nos a Schoenstatt e a toda a parte onde filhos de Schoenstatt se reuniram hoje para uma celebração semelhante. Tal como aqui, em toda a parte a mesma singeleza da forma exterior, a mesma espontaneidade, a mesma originalidade, a alternância entre gracejos e elementos mais sérios…. O pequeno Santuário esteve no centro da celebração. Eu me alegro por terem feito tudo tão belamente, representando de forma tão singela e bonita o Ofício de Schoenstatt. Sim, a Capelinha é o lugar predileto da querida Mãe de Deus. Esta realidade já se comprovou muitas vezes. Toda a história é uma única prova de que a Mãe de Deus escolheu este lugarzinho como seu lugar predileto. Ela quer manifestar aqui de modo especial suas glórias”.
Qual é o dia do seu onomástico?
Hoje celebramos o onomástico do Fundador, que é também um convite à santidade. Para descobrir o dia do santo que leva o seu nome, há várias ferramentas de busca na internet. Se, porém, perceber que não há um santo com o mesmo nome que você, o desafio chama: é hora de ser esse santo para o mundo.
Amei conhecer um pouco mais sobre nosso Pai e Fundador Pe José Kentenich. Cada detalhe , cada história faz com que cresça nosso amor por ele.