Compreender a simbologia para melhor celebrar a Ressurreição do Senhor.
Ir. M. Nilza P. da Silva – Páscoa é a maior festa do cristianismo, pois, como escreve Paulo: “Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé!” (1 Cor 15,14)
A palavra “Páscoa” vem do hebreu “Peseach”, significa a passagem da escravidão para a liberdade. Nela, comemoramos a Passagem de Cristo – “deste mundo para o Pai”, da “morte para a vida”, das “trevas para a luz”. A passagem do homem do pecado para a graça.
Seus Símbolos:
O Círio Pascal
É a grande vela que se acende na Aleluia. O sacerdote a benze na entrada da igreja e ela acompanha todos os batismos no decorrer do ano. Significa “Cristo, a luz do mundo”. As letras Alfa e Ômega, nele gravadas significam que “Deus é o princípio e o fim de tudo.
A Cruz Pascal
Está sempre ornada com a bandeira da vitória, significa que a ressurreição de Jesus dá sentido a todo sofrimento humano. Unidos a eles, seremos todos vitoriosos.
O Pão e o Vinho Pascal
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para representar o seu corpo e seu sangue. Pede que se faça o mesmo em sua memória. Cada vez que se celebra a Santa Missa, renova-se a ressurreição de Jesus.
O Cordeiro
Cada vez que Deus selava uma aliança, no Antigo Testamento, era imolado um cordeiro, em sinal da Aliança. Cristo é o cordeiro de Deus. Ele mesmo foi o imolado na nova e eterna Aliança.
O Ovo de Páscoa
O ovo é símbolo de vida nova. Quando ele se quebra, nasce uma nova vida. Em Jesus, o pecado se quebra e nasce o “homem novo”! Chocolate é sinal de festa, de alegria, de energia. O ovo de chocolate significa que essa vida nova, gerada em Cristo, é plena de alegria, de dinamismo e de força.
O Coelhinho da Páscoa
O coelho é um dos animais que se reproduz com mais rapidez e em maior número. Como símbolo da Páscoa, ele significa que a morte e ressurreição de Jesus é capaz de despertar constantemente nova vida e “vida em abundância”. A Igreja é o povo numeroso que Deus prometeu na Aliança com Abraão.
Que essas reflexões nos ajudem a abrir ainda mais o nosso coração, a fim de que a força e a alegria de Cristo ressuscitado se torne plena em nosso coração e sejamos seus anunciadores em todo ambiente que vivemos.
Maria, a mulher da fé, nos acompanhe nos faça vitoriosos em Jesus Cristo!