Ir. M. Nelly Mendes – Este é o tema que atraiu mulheres, de 3 a 79 anos, ao Santuário da Mãe e Rainha, Tabor das Vocações, em Guarapuava/PR, na tarde do dia 13 de abril de 2024. A Rafaela Alves, de 3 anos, pertence ao grupo das Apóstolas Luzente de Maria e não queria perder esse evento.
As boas boas vindas, dadas por Marcia Camilo, Liga das Mães, e Marciele Aparecida Paidosz, LAFS, ajudaram para que cada uma fosse adentrando no tema da tarde. Citando o Fundador, Pe. José Kentenich, elas disseram que é necessário “possuir uma consciência da identidade feminina, isto é, uma extraordinária consciência da dignidade e da missão da mulher, pois o mundo precisa de mulheres verdadeiras e autênticas, que saibam testemunhar a fé”.
A seguir, para introduzir na temática, algumas participantes dos ramos femininos de Schoenstatt (Apóstolas Luzentes de Maria, Juventude Feminina e Liga de Mães) realizaram uma coreografia usando um espelho. Vemos nele a nossa imagem, mas, algumas atitudes e decisões podem também borrar essa imagem. Quem é o meu espelho?
Simplesmente mulher
Para ajudar a responder a pergunta acima, Ir. M. Nelly Mendes fala sobre o tema: Simplesmente mulher. “Deus criou todos os detalhes do universo e ‘caprichou’, particularmente, na natureza da mulher. Toda a criação traz na sua essência harmonia, equilíbrio e beleza. As diversas fases do desenvolvimento da natureza feminina vão a moldando, para espelhar essa essência. A Mãe de Deus é o modelo a ser seguido, a imagem a se refletir para o mundo de hoje.
Qual a sua dor? Qual o seu desafio?
O que pode ‘borrar’ a imagem da mulher? Gizely Gross fala sobre as dores emocionais, os traumas, ansiedade, isolamento, solidão, autoestima, equilíbrio vida-trabalho… Cada mulher é uma raridade. Ela apresenta algumas virtudes ou atitudes que podem ajudar a ‘limpar’ o espelho borrado: autoaceitação, perdão, gratidão. Convida cada mulher presente a escrever a sua dor e colar sobre o fundo azul, num painel. Depois, Gisely explica que Maria acolhe a nossa dor e retira o papel azul, onde estavam as dores, descerra-se, então, a imagem da Mãe de Deus. Então, Giovana Selau apresenta um método que pode ajudar a vencer as dores que machucam o coração e o ser mulher:
E entusiasmo
S santidade no dia a dia
P pureza de coração e de atitude
E esperança
L liberdade de decisão e de aceitar as consequências da sua decisão
H harmonia
O oração
No final, cada mulher presente recebe um recipiente com a imagem da Mãe de Deus, na tampa. Dentro, um pequeno espelho e um tecido azul, significando o manto de Maria que ajuda a limpar nossa imagem, quando a borramos. A participante Rúbia de Souza diz: “Gostei da dinâmica do espelho, fez muito sentido. Acho muito bom resgatar a autoestima das mulheres e o entusiasmo em seguir a vida.” Também Fulviana Silva Nishiyama partilha que a dinâmica a agradou: “Gostei muito da forma que as mulheres abordaram o termo espelho para nós. Realmente me senti acolhida. É como se Nossa Senhora me abraçasse.” No término do evento, todas peregrinaram ao Santuário e seus bilhetes, antes fixados no mural, foram depositados na talha do Capital de Graças.
“Já estou dentro!”
É assim que Cleide do Rocio Almeida reage quando foram apresentamos os Ramos Femininos do Movimento Apostólico de Schoenstatt, como possibilidades de formação para a mulher autêntica. “Obrigada pelo convite. Já estou dentro!” Para Vanessa Silva, encontrar-se com mulheres que buscam viver a fé foi o melhor desse dia: “O que mais gostei do encontro foi saber que tem mulheres que buscam a vida cristã. Como eu me sinto mal, por muitas vezes por não ter companheiras de fé, por isso procurei o Santuário, porque sabia que ai eu poderia encontrar pessoas com o mesmos objetivos de fé que o meu”. Fulviana finaliza, surpresa e alegre: “Amei o encontro. Não imaginava quantas graças e quantas possibilidades o Santuário pode oferecer a comunidade. Eu me senti muito feliz em ter passado a tarde com vocês.”
Quando todas partem de volta aos seus lares, fica a certeza para a equipe que preparou essa tarde: Nenhuma delas vai olhar para o espelho da mesma forma! Que a Mãe de Deus ajude cada uma a refletir sempre mais a beleza da mulher, em sua essência!
Edição de texto: Ir. M. Nilza P. da Silva
Sou uma missionária seladora da mãe rainha meu filho Carlos Alberto nascimento participa dos jumas
A beleza e o desafio de ser mulher hoje!
Parabéns pelo dinamismo do encontro.
Nós da Província Tabor também estamos investindo nestes temas femininos.
O Schoenstatt Brasil está realmente “preparando” novos seres humanos e por consequência uma nova comunidade!
Avante Brasil TABOR!